Seguidores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Classificação das plantas

 

Classificação das plantas

 

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares. Plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema), sendo esse o caso das briófitas. As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

 

As pteridófitas são também chamadas de plantas vasculares sem sementes, uma vez que possuem vasos condutores e são incapazes de produzir sementes. Gimnospermas e angiospermas, por sua vez, são plantas vasculares com sementes. A diferença entre esses dois últimos grupos está no fato de que as gimnospermas apresentam sementes nuas, que não estão envolvidas por frutos, enquanto, nas angiospermas, observamos a presença de flores e frutos.

·         Briófitas: são plantas avasculares e que não possuem caule, folhas ou raízes verdadeiras. A presença de flores, sementes e frutos também não é observada. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito. São exemplos de briófitas: musgos e hepáticas.

  • Pteridófitas (plantas vasculares sem sementes): são plantas vasculares que não produzem flores, sementes ou frutos. Possuem raízes, caule e folhas verdadeiras. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como exemplo, temos as samambaias e avencas.

·    Gimnospermas:  são plantas vasculares que apresentam raízes, caule, folhas e sementes. As sementes são nuas, pois não possuem frutos envolvendo-as. Nessas plantas também não são encontradas flores, sendo a estrutura reprodutiva desse grupo chamada de estróbilo. Devido ao surgimento do tubo polínico, não necessitam de água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como representantes, podemos citar os pinheiros e as araucárias.

·         Angiospermas: são plantas vasculares que possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Não necessitam de água para a reprodução, e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Nesse grupo temos cerca de 90% de todas as espécies de plantas do planeta. Como representantes, podemos citar as orquídeas, a mangueira, o abacateiro e o ipê. Esse grupo de plantas é o mais completo, pois possui raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Também é o grupo mais extenso, das 400 mil espécies de plantas, cerca de 250 mil são angiospermas que habitam desde ambientes aquáticos até áridos. 

 

flor e o fruto foram duas estruturas importantes na sua evolução. As flores possuem uma variedade de tamanhos e cores, podendo ainda serem perfumadas ou apresentarem odores fétidos para a atração de moscas e besouros. A maior parte dos frutos contêm sementes no seu interior. São consumidos por muito animais, como insetosavespeixes e mamíferos, e com isso são importantes para a dispersão das sementes, o que contribui para a ocupação dos ambientes pelas angiospermas.

 

A formação de tubo polínico, permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas nas briófitas e pteridófitas, uma vez que o tubo polínico é responsável por transportar o gameta masculino até o gameta feminino nessas plantas. O gameta masculino precisava nadar até a oosfera, necessitando, desse modo, da água para a fecundação.

  

 

Analise o texto e responda:

1.    As plantas são organismos multicelulares, eucariontes e, na maioria dos casos, fotossintetizantes, divididas em quatro grupos, quais são eles?

2.    A maioria das plantas apresenta três órgãos principais: raiz, caule e folha. Qual o grupo que possui flores e sementes

3.    Com a evolução dos grupos das plantas, a qual grupo completa as caraterísticas :

A.   São plantas avasculares:

B.   São plantas vasculares sem sementes:

C.   São plantas que apresentam sementes nuas:

D.   São o único grupo de plantas que apresentam flor e fruto:

E.   O musgo é um exemplo de:

F.    O abacateiro é um exemplo de:

G.   O pinheiro é um exemplo de:

H.   A avenca é um exemplo de:

4.    Qual a característica evolutiva do grupo das gimnospermas para as angiospermas?

5.    O que diferencia a planta avascular de planta vascular?

6.    Quais grupo de plantas dependem da água para reprodução? E quais grupos não dependem de água para reprodução?

7.    Qual a contribuição dos animas para a ocupação dos ambientes pelas angiospermas?

 

 

 

 

 

Sexualidade: o primeiro pêlo

 

 

Texto: O PRIMEIRO PÊLO

 

 

        Elias, aquele pedacinho de gente, com a cara mais atrevida deste mundo, plantou-se diante do pai, que lia o jornal.

-- Pai, eu já sou um homem!

        Como o pai não desse sinal de ter ouvido, repetiu:

-- Pai, eu já sou um homem!

        -- Você sempre foi, meu filho. Desde que nasceu – respondeu, afinal o pai.

        -- Isso eu sei. Quero dizer, agora já sou grande.

        -- Não me parece que você tenha crescido muito de ontem para hoje ... – disse o pai, olhando o garoto de alto a baixo.

        -- É que eu sou ... eu sou ...

        -- Já sei. Você quer dizer que se tornou adulto.

        -- É, é isso mesmo.

        -- E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje?

        -- O senhor está vendo aqui? – E apontava um pontinho preto no queixo. – Está vendo?

        -- Não vejo nada. Venha mais perto. Ahnn! Será que estou vendo um pelinho aí?

        -- É o meu fio de barba, pai. Eu já sou um homem.

        -- Ora, meu filho! É apenas um fio, e um fio não faz uma barba toda. Aliás, lembra-se de sua avó, minha mãe? A vovó tinha uma verruguinha no queixo e três fios de barba. Veja bem: três fios. Nem por isso ela dizia que era homem!

        -- Mas eu já sou um adul... Isso que o senhor disse. Por isso, preciso de aumento de mesada, quero chegar tarde em casa e levar a chave da porta.

        -- É uma pena, é uma pena ... lamentou o pai, balançando a cabeça.

        -- Pena porque ia dar-lhe um presente agora que você completa doze anos. Mas ... Preciso mudar de presente.

        -- Mudar, pai?

        -- Claro, quando você era menino, ia ganhar uma bicicleta dessas que você sempre quis. Mas, sendo um homem, vou dar a você um aparelho de barba.

        O garoto apoiou-se num pé, depois no outro, profundamente pensativo. Ah! Ia perder aquela sonhada bicicleta! Resolveu:

        -- Pai, vamos fazer uma coisa. Eu deixo pra ficar homem mais tarde e o senhor me dá a bicicleta, certo?

        -- Certo – concordou o pai. – E peça à sua mãe para tirar esse pelinho daí com uma pinça. Não fica bem um menino com barba de homem.

 

                                                                                      Mário Donato

Entendendo o texto:

 

01 – O texto conta uma conversa entre duas pessoas. Quais são elas?   

      O pai e o Elias.

 

02 – Para afirmar que já é um homem, Elias dirige-se ao pai com segurança, com humildade ou com medo? Justifique com citações do texto.    

      Segurança.

 

03 – Ao responder que o filho era homem desde que nasceu, o pai referia-se ao aspecto físico, psicológico ou social?    

      Físico.

 

04 – Por que Elias achava que já era adulto?    

      Por causa de um fio de barba.

 

05 – O fato de ser adulto, segundo Elias, dava-lhe alguns direitos. Quais?    

      Aumentar a mesada, chegar mais tarde e levar a chave da porta.

 

06 - Por que Elias resolveu “deixar para ficar homem mais tarde”?

      Para poder ganhar a bicicleta, que era o seu sonho.

 

07 – Baseado no que acabou de ler, destaque o assunto principal do texto.

a) O primeiro dia de aula de Elias.

b) O primeiro pelo que nasceu em Elias.

c) A história da bicicleta que Elias ganhou.

d) O dia que Elias não foi à escola.

 

Classificação das plantas

 

Classificação das plantas

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitaspteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares. Plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema), sendo esse o caso das briófitas. As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

As pteridófitas são também chamadas de plantas vasculares sem sementes, uma vez que possuem vasos condutores e são incapazes de produzir sementes. Gimnospermas e angiospermas, por sua vez, são plantas vasculares com sementes. A diferença entre esses dois últimos grupos está no fato de que as gimnospermas apresentam sementes nuas, que não estão envolvidas por frutos, enquanto, nas angiospermas, observamos a presença de flores e frutos.

Os musgos são exemplos de briófitas.

·         Briófitas: são plantas avasculares e que não possuem caule, folhas ou raízes verdadeiras. A presença de flores, sementes e frutos também não é observada. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito. São exemplos de briófitas: musgos, antóceros e hepáticas.

Samambaias são exemplos de pteridófitas.

·         Pteridófitas (plantas vasculares sem sementes): são plantas vasculares que não produzem flores, sementes ou frutos. Possuem raízes, caule e folhas verdadeiras. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como exemplo, temos as samambaias e avencas.

Araucárias são exemplos de gimnospermas.

·         Gimnospermas:  são plantas vasculares que apresentam raízes, caule, folhas e sementes. As sementes são nuas, pois não possuem frutos envolvendo-as. Nessas plantas também não são encontradas flores, sendo a estrutura reprodutiva desse grupo chamada de estróbilo. Devido ao surgimento do tubo polínico, não necessitam de água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como representantes, podemos citar os pinheiros e as araucárias.

Orquídeas são exemplos de angiospermas.

·         Angiospermas: são plantas vasculares que possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Não necessitam de água para a reprodução, e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Nesse grupo temos cerca de 90% de todas as espécies de plantas do planeta. Como representantes, podemos citar as orquídeas, a mangueira, o abacateiro e o ipê.

Resumo

·         As plantas são organismos multicelulares, eucariontes e, na maioria dos casos, fotossintetizantes.

·         A maioria das plantas apresenta três órgãos principais: raiz, caule e folha.

·         As plantas apresentam ciclo de vida com alternância de geração.

·         Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

·         As briófitas são plantas avasculares.

·         As pteridófitas são plantas vasculares sem sementes.

·         As gimnospermas são plantas que apresentam sementes nuas.

·         As angiospermas são o único grupo de plantas que apresentam flor e fruto.

A formação de tubo polínico, permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas nas briófitas e pteridófitas, o gameta masculino precisava nadar até a oosfera, necessitando, desse modo, da água para a fecundação. O surgimento do grão de pólen e, consequentemente, do tubo polínico, permitiu que gimnospermas e angiospermas atingissem a independência do ambiente aquático para a reprodução, uma vez que o tubo polínico é responsável por transportar o gameta masculino até o gameta feminino nessas plantas.


Por Maria Alves

Reino Plantae/ partes da planta

 

Reino plantae

 È o grupo em que estão todas as plantas,  organismos eucariontes e multicelulares e, geralmente, fotossintetizantes, com exceção das holoparasitas.

Na maioria das plantas, observamos a presença de três órgãos vegetais básicos: raiz, caule e folha.  As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As flores e frutos são exclusividade das plantas conhecidas como angiospermas.

Características gerais das plantas

 Suas células diferem-se da célula animal por apresentar organelas denominadas plastídios e vacúolos . Além disso, apresentam parede celularsendo a celulose o principal componente dessa estrutura.

As plantas são classificadas como organismos autotróficos, uma vez que a grande maioria é capaz de realizar fotossíntese. A exceção são as plantas parasitas, sendo observadas algumas espécies aclorofiladas ( holoparasitas), portanto, não fotossintetizantes, e que retiram os carboidratos dos quais necessitam de plantas hospedeiras.

raiz, na maioria das planta, é subterrânea e apresenta como funções principais a fixação da planta ao substrato e a absorção de água e sais minerais.

caule, por sua vez, atua ligando as raízes às folhas, promovendo a sustentação do vegetal e permitindo que as folhas estejam dispostas de forma a conseguirem maior contato com a luz solar. Vale destacar, no entanto, que tanto as raízes quanto os caules podem assumir outras funções, a depender da planta estudada.

No que diz respeito às folhas, elas apresentam como função principal a realização de fotossíntese, sendo elas os órgãos em que está concentrada a maior quantidade de clorofila.

Ciclo de vida dos vegetais

 As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone. Nas briófitas e pteridófitas, a fecundação só é possível devido à presença de água, que garante que o gameta flagelado masculino nade até o gameta feminino. Nas gimnospermas e angiospermas, o surgimento de grão de pólen proporciona a independência de água para a reprodução, sendo esse grão levado, por exemplo, pelo vento ou por animais polinizadores.

 

1-    1-   Quais são os três principais órgãos vegetais das plantas?

R=raiz, caule e folha

2-     2-  O que diferencia a célula da planta de uma célula animal?

R=Suas células diferem-se da célula animal por apresentar organelas denominadas plastídios e vacúolos . Além disso, apresentam parede celularsendo a celulose o principal componente dessa estrutura.

3-     3-  Com a capacidade de realizar fotossíntese, as plantas são classificadas como organismos :  autotróficas

4-    5- Como é chamado o grupo de espécies  das plantas plantas parasitas,  aclorofiladas,  não fotossintetizantes? De onde retiram os carboidratos que necessitam? 

R=( holoparasitas), portanto, , e que retiram os carboidratos dos quais necessitam de plantas hospedeiras.

5-      Em uma planta qual a função :

a-       Da raiz. R= raiz, na maioria das planta, é subterrânea e apresenta como funções principais a fixação da planta ao substrato e a absorção de água e sais minerais.

b-      Caule: R= caule, por sua vez, atua ligando as raízes às folhas, promovendo a sustentação do vegetal e permitindo que as folhas estejam dispostas de forma a conseguirem maior contato com a luz solar. Vale destacar, no entanto, que tanto as raízes quanto os caules podem assumir outras funções, a depender da planta estudada.

c-       Da folha: No que diz respeito às folhas, elas apresentam como função principal a realização de fotossíntese, sendo elas os órgãos em que está concentrada a maior quantidade de clorofila.

6-    Em qual parte da planta está concentrada a maior quantidade de clorofila?

R= Nas folhas

 

7-      7- Qual a diferença da reprodução sexuada de assexuada da planta?

R= reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO Á BIOLOGIA

 

Introdução à Biologia

Biologia é uma ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, importando-se em compreender, por exemplo, o funcionamento dos organismos vivos, a relação desses seres com o meio e seu processo de evolução. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas, como Biologia CelularEcologiaPaleontologiaAnatomiaFisiologia Evolução. O profissional dessa área é denominado biólogo.

→ Significado: O termo biologia vem dos termos gregos bios, que significa vida, e logos, que significa estudo. Desse modo, podemos dizer que o termo biologia significa o estudo da vida.

→ O que estuda? Como o próprio nome indica, a Biologia estuda a vida. Seu estudo engloba desde organismos microscópicos até os maiores seres vivos do planeta, analisando-os nos diferentes níveis. Na Biologia, o estudo dos seres vivos realiza-se desde o nível molecular até as interações que ocorrem entre as diferentes espécies do planeta.

Ao aprofundarmo-nos nessa ciência, compreendemos melhor como é e como funciona corpo dos seres vivos, incluindo o nosso, e também percebemos melhor como os seres vivos interagem uns com os outros e com o meio em que vivem. Somos capazes, ainda, de perceber como as mudanças surgiram ao longo do tempo, como elas favoreceram a sobrevivência das espécies e como os mecanismos evolutivos ainda atuam nos dias atuais.

O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.

→ Áreas : A Biologia é uma ciência complexa e que apresenta uma série de áreas de estudo.

·         Evolução é uma área da Biologia que nos permite compreender melhor como os organismos mudaram ao longo do tempo.

  • Anatomia: tem como objeto de estudo a estrutura dos seres vivos.
  • Bacteriologia: estudo das bactérias.   
    Biofísica: enfoca os processos físicos que acontecem nos seres vivos.
  • Biologia Molecular: tem como objeto de estudo as interações bioquímicas que ocorrem nas células.
  • Bioquímica: é responsável por estudar as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos.
  • Biotecnologia: estudo de técnicas de manipulação de seres vivos para benefício humano.    
    Botânica: tem como objeto de estudo as plantas.
  • Citologia: é relacionada com o estudo das células.    
  • Ecologia: é responsável por estudar a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
  • Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos seres vivos.
  • Evolução: preocupa-se em conhecer e compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.
  • Ficologia: tem como objeto de estudo as algas.
  • Fisiologia: estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos.
  • Genética: tem como objetivo estudar os mecanismos da hereditariedade.
  • Histologia: estuda os tecidos.
  • Imunologia: estuda o sistema imunológico.
  • Micologia: estudos dos fungos.
    Microbiologia: estudo dos seres microscópicos (bactérias, protozoários etc).
  • Morfologia: estudo da forma das estruturas que compões um organismo.   
  • Parasitologia: estudo das relações entre parasitas e hospedeiros e suas consequências.   
  • Taxionomia ou taxonomia: estudo responsável pela descrição, classificação, nomenclatura e identificação dos seres vivos.
  • Virologia: estudo dos vírus.
    Zoologia: tem por objetivo estudar os animais.

→ Níveis de organização em Biologia

Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando nos biomas. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.

Organização de um indivíduo

·                     Átomos: uma parte muito pequena da matéria. Os átomos são divididos em prótons, nêutrons e elétrons. A junção desses átomos forma a matéria em seus estados sólidos, líquidos e gasosos.

·                     Molécula: a molécula é uma junção de átomos. As moléculas constituem substâncias diversas e são formadas por átomos diferentes (H2O) ou por mesmos átomos (O2);

·                     Organela: pequenas estruturas similares a órgãos que estão presentes em células animais e vegetais. Ajudam a realizar as funções vitais das células;

·                     Célula: as células são as unidades funcionais que constituem órgãos animais e vegetais. Realizam respiração e reprodução além de guardar as informações genéticas dos seres;

·                     Tecido: é a parte visível dos órgãos, formada por um agrupamento de células vegetais ou animais. Nossa pele, por exemplo, é um tipo de tecido. Os tecidos são responsáveis por guardarem as células, vasos sanguíneos, fazer excreções como suor.

·                     Órgãos: conjunto de tecidos. Os órgãos realizam vários tipos de funções: o coração bombeia sangue, o estômago ajuda na alimentação, o intestino delgado absorve as substâncias.

·                     Sistema: conjunto de órgãos interligados. Nosso sistema digestivo, por exemplo, tem boca, língua, esôfago, estômago e intestino.

·                     Indivíduo: conjunto de sistemas que formam um ser vivo como, por exemplo, o ser humano, um leão, uma planta.

Organização de um grupo de indivíduos

·  Espécie: conjunto de organismos semelhantes entre si, com várias características semelhantes. Estes organismos conseguem se reproduzir entre si e gerar novos indivíduos férteis da mesma espécie. Quando espécies diferentes cruzam, nascem indivíduos estéreis. Exemplo: quando uma égua cruza com um burro, nasce uma mula (que é estéril);

·  População: indivíduos da mesma espécie que vivem em uma mesma área. A população faz com que indivíduos iguais sejam capazes de interagir. Assim, eles conseguem conviver e reproduzir, ter novos parceiros ou parceiras, serem capazes de eleger líderes, procurar comida e proteger uns aos outros dos predadores;

·  Comunidade: é formada por várias populações de espécies diferentes em um mesmo local (habitat). Cada população é capaz de interagir entre si. Por exemplo, em uma árvore pode existir uma comunidade com populações de formigas, cupins, macacos, aves;

·  Ecossistema: é formado pela comunidade mais os fatores abióticos do ambiente (fatores químicos e físicos); é um conjunto de comunidades que estão em um mesmo local e suas interações, por exemplo, uma floresta. Essas interações são as mais diversas como competições, migrações, predações. As comunidades também ajudam na manutenção do ecossistema de diversas maneiras como decomposição de matéria morta, equilíbrio na quantidade de indivíduos etc;

·  Biomas: conjunto de ecossistemas interligados. Há seis tipos de biomas terrestres: tundra, taiga, floresta temperada, floresta tropical, savana e chaparral. Dos aquáticos, temos: oceanos, mangues, pântanos e rios.

·  Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra.

Importante: As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva. Uma nova área, altamente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia ou ainda exobiologia) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. https://biologo.com.br/bio/astrobiologia-a-vida-fora-da-terra/

site para cruzadinha:  https://www.educolorir.com/crosswordgenerator.php

Por Maria Alves