Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Crescimento da população, consumo e impacto ambiental

 

Crescimento da população, consumo e impacto ambiental

 

Em 1950 a população do mundo era de 2,5 bilhões, passando a seis bilhões de habitantes em 2000. Os países que tem o maior crescimento populacional são os africanos, liderados pela Libéria (4,50% ao ano), Burundi (3,90%) e Saara Ocidental (3,72%). Na maior parte do mundo, todavia, o crescimento populacional está diminuindo ao longo dos últimos 20 anos. É sintomático que duas nações, as quais concentram 2,6 bilhões de habitantes (37% da população terrestre), têm atualmente índice vegetativo baixo: a Índia com 1,46%, e a China com 0,58%. O Brasil também reduziu sua taxa vegetativa drasticamente nas últimas duas décadas – atualmente em 1,24% ao ano.

A redução do crescimento da população mundial ainda não se fez notar com tanta clareza, já que grande parte das pessoas nascidas nos últimos 50 a 70 anos ainda continua viva. O que se espera é que a redução do crescimento vegetativo médio seja perceptível a partir da metade deste século quando, segundo previsões, a população humana deverá alcançar os nove bilhões e lentamente decair, segundo algumas fontes. A ONU (Organização das Nações Unidas), todavia, prevê que a população continuará a aumentar, chegando a aproximadamente 11 bilhões no final do século. O maior crescimento ocorrerá no continente africano, cuja população deverá chegar aos 4,2 bilhões de habitantes até 2100.

O problema do aumento da população não é apenas o da falta de alimentos, como se temia no passado. Estes são e poderão ser produzidos em quantidades suficientes para abastecer o mundo. A tragédia da fome é relacionada com a especulação financeira sobre safras futuras, a falta de recursos, a corrupção e os conflitos, que privam populações do acesso aos meios de produção e compra dos alimentos básicos.

O impacto do crescimento populacional é mais amplo. Refere-se aos recursos naturais necessários para alimentar, dessedentar, vestir, transportar, aquecer, refrigerar, iluminar e divertir centenas de milhões de seres humanos, que também almejam uma vida melhor. Segundo um estudo do instituto americano Wolfensohn Center for Development, em 2030 aproximadamente cinco bilhões de pessoas – cerca de 2/3 da população global – poderão pertencer à classe média mundial, dispondo de 10 a 100 dólares por pessoa por dia (dependendo do país) para gastar.

O efeito que esta demanda por produtos provocará no meio ambiente é imenso: mineração, agricultura, criação de gado, pesca, indústrias de todos os tipos, construção civil, transportes e fornecimento de energia e água. Além disso, há que se considerar a geração de resíduos de todas estas atividades e o impacto no solo, nas águas e na atmosfera, aumentando as emissões de gases de efeito estufa e acelerando as mudanças climáticas. A expansão das atividades econômicas aumentará a pressão sobre os ecossistemas remanescentes, apressando a destruição de espécies, muitas delas extintas antes de terem sido estudadas.

Cientistas recomendam que para evitar o aumento descontrolado da população, principalmente em países pobres, seja incentivada a educação das mulheres, proporcionando-lhes mais liberdade individual, acesso à informação e a métodos contraceptivos. Esta política deveria ser acompanhada de planejamento familiar esclarecido, livre da tutela do Estado, da religião, de grupos de pressão ou membros da família. www.administradores.com.br/artigos

 

 

Interprete as informações do texto e registre no verso da folha

1-      Por que a redução do crescimento da população mundial ainda não se fez notar com tanta clareza?

2-       Qual  a previsão da ONU  para o continente africano em 2100.

3-      Se o problema do aumento da população não é apenas a falta de alimentos, qual seria?

4-      Com o crescimento populacional amplo, quais  recursos naturais necessários que geram impacto?

5-       Qual a previsão do instituto americano Wolfensohn Center for Development, em 2030 ?

6-      Dos efeitos pela demanda de produtos provocará no meio ambiente?

a-       quais são as citadas no texto?

b-      Qual delas se destaca na população em que você vive?

c-      Qual delas compromete a qualidade do meio ambiente?

7-      Qual a conseqüência da expansão das atividades econômicas?

8-      O que é recomendado pelos cientistas para evitar o aumento descontrolado da população em países pobres?

 

Fatores associados ao consumo irregular de frutas e vegetais entre profissionais de saúde em Burkina Faso

 

Fatores associados ao consumo irregular de frutas e vegetais entre profissionais de saúde em Burkina Faso

Pesquisadores estudaram os fatores associados ao consumo irregular de frutas e vegetais entre profissionais de saúde e publicaram os resultados noJournal of Health and EnvironmentalSciences

O objetivo da pesquisa foi conhecer o nível de consumo de frutas e vegetaispor profissionais de saúde em Ouagadougou e seus determinantes.Frutas e vegetais são um grupo alimentar essencial para humanos e previnem doenças não transmissíveis (DNTs).

Este é um estudo transversal descritivo realizado de maio a agosto de 2016 na Região Central de Burkina Faso. Incluiu 442 trabalhadores de saúde de acordo com a amostragem por conglomerados.

Os instrumentos de coleta de dados consistiram na frequência do consumo alimentar de frutas e hortaliças.

Os resultados mostraram que o nível de consumo defrutas e vegetaisentre os profissionais de saúde é muito baixo. Apenas 11,5% dos entrevistados consumiam frutas todos os dias e 21,8% faziam o mesmo com verduras e 1,4% dos profissionais de saúde consumiam mais de cinco porções defrutas e vegetaispor dia. Apenas 1. 6% dos profissionais de saúde pesquisados ​​tinham conhecimento suficiente sobre as funções dosfrutas e vegetaise 85,8% não conheciam as recomendações das Organizações Mundiais da Saúde quanto ao consumo defrutas e vegetais.

O Gênero sexual, distância da fruteira e rendimento financeiro médio mensal estiveram associados à irregularidade do consumo de frutas no patamar de 5% na análise univariada. No entanto, na análise multivariada, sexo, profissão, distância do fornecimento de frutas e renda financeira média mensal foram preditivos de consumo irregular de frutas.

Segundo os pesquisadores. O nível de consumo defrutas e vegetaispelos profissionais de saúde é baixo, assim como o nível de conhecimento das funções dosfrutas e vegetais



Exercícios do Texto

1. Por que as Frutas e vegetais (F & Vs) são fundamentais na alimentação?

2. Qual foi o percentual de profissionais que comiam frutas e verduras diariamente?

3. Com relação ao conhecimento sobre frutas e verduras e das recomendações da OMS o que a pesquisa identificou?

4. Quais fatores estão associados à irregularidade do consumo de frutas no patamar de 5% na análise univariada?

5. Redija um texto sobre o consumo de frutas e verduras em sua dieta pessoal.

Unidades de Conservação – Unidades de Proteção Integral

 

Unidades de Conservação – Unidades de Proteção Integral

1- ESTAÇÃO ECOLÓGICA– Nela é proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional. Ela tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisa científica.  A estação ecológica é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas.

 

2- RESERVA BIOLÓGICA– Tem como objetivo a preservação integral da BIOTA e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. Como na estação ecológica, é proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional , de acordo com regulamento específico. Uma reserva biológica tem todo tipo de  coisas a serem protegidas – proteção integral da Biota

O QUE É BIOTA? Biota é o conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam ou habitavam um determinado ambiente geológico, como, exemplo, biota marinha e biota terrestre, ou, mais especificamente, biota lagunar, biota estuarina,  bentônica,..

 

3- PARQUE NACIONAL - tem a função de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. O Parque Nacional possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. A visitação está sujeita às normas e restrições. Também é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares serão desapropriadas.

 

4- MONUMENTOS NATURAIS – São Sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica

Monumento Natural Pode ser em áreas particulares, que poderão , ou não, ser desapropriadas. Poderá ter visitação pública.

 

5-REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE– Refúgio da vida silvestre) tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. Pode estar em áreas particulares, que poderão ser desapropriadas, é permitida a visitação pública, sujeita a certas normas. Um refúgio é um lugar ideal para a reprodução de espécies, bem como para proteger ambientes naturais.



Fonte: Lei 9.985/00

RESPONDA

1) O que é proibido na Estação Ecológica?

2) Qual é o objetivo da Estação Ecológica?

3) Qual é o objetivo da Reserva Biológica?

4) O que é Biota?

5) Qual é a função do Parque Nacional?

6) O que o Parque Nacional Possibilita?

7) O que são Monumentos Naturais?

8) Onde pode ser localizado o monumento natural?

9) Qual é o objetivo do Refúgio da Vida Silvestre?

10) O Refúgio é um lugar ideal para que?

 

 

O Impacto da Poluição na Pele

 

O Impacto da Poluição na Pele

 

O impacto da poluição na pele foi o tema de uma pesquisa publicada na Revista Eletrônica MDPI. De acordo com os cientistas a exposição à poluição pode causar estresse oxidativo, envelhecimento prematuro, inflamação e doenças. Como nós estamos  expostos à poluição, a proteção é importante.

De acordo com o estudo o sucesso com os cuidados pode ser alcançado através da proteção da pele ou através da proteção a base de alimentos e suplementos alimentares. Há sim, segundo a pesquisa, uma ampla gama de produtos no mercado com reivindicações antipoluição.

No entanto, é importante que o consumidor saiba se estes produtos foram completamente validados por testes de eficácia apropriados.

A pesquisa demonstra que quando as células da pele são expostas a fatores de poluição em várias propriedades da pele podem ser observadas algumas alterações.

As principais alterações detectadas foram:

· composição lipídica,
· oxidação de proteínas,
· pH,
· taxa de secreção de sebo,
· estresse oxidativo,
· marcadores de inflamação e colágeno e
· níveis de elastina.

O trabalho científico identifica que esses efeitos podem ser medidos e usados ​​como marcadores para verificar os produtos considerados antipoluição como testes in vitro e in vivo. Essas experiências in vitro e in vivo são usadas​​para determinar se um ingrediente ou formulação tem eficácia contra a poluição.

Os problemas das experiências in vivo e in vitro e que tem várias vantagens, mas também limitações, sendo preciso combinar entre essas duas abordagens qual é a melhor opção para fornecer resultados confiáveis.

Segundo os pesquisadores os poluentes ambientais têm um tremendo impacto na qualidade de vida e na saúde dos indivíduos.

Não há dúvida de que nossa proteção contra o impacto negativo dos poluentes é importante.

Responda:

1) O que a exposição à poluição pode causar?

2) Como o sucesso com os cuidados pode ser alcançado?

3) O que é importante que o consumidor saiba?

4) Quando as células da pele são expostas a fatores de poluição o que acontece?

5) Quais foram As principais alterações detectadas?

6) Como esses efeitos podem ser medidos e usados?

7) Qual é o impacto dos os poluentes ambientais?

8) Quais são os problemas das experiências in vivo e in vitro?

9) Para que são usadas as experiências in vitro e in vivo?

10) A proteção da pele é importante?

Dinâmica das populações

 

Dinâmica das populações

 

1-    Em um ecossistema, num dado tempo e determinada área, a matéria orgânica produzida pelas plantas é denominada produtividade primária bruta (PPB) e, ao descontarmos a parte consumida da respiração (R) em Kcal, temos a produtividade primária líquida (PPL), representada pela seguinte equação: PPB – R = PPL. Em ecossistemas estáveis, a PPB iguala-se a PPL. Normalmente esse valor é representado por kcal (quilocaloria) por metro quadrado, por ano (kcal/m²/ano). Se a produtividade primária bruta de um ecossistema é resultada em 18.000 kcal/m²/ano, e uma produtividade primaria liquida de 6.000 kcal/m²/ano.  Quanto de respiração foi consumido?

 

2-    Analisando a quantidade de energia consumida pela respiração R de um ecossistema que foi 6 Kcal, e a produtividade liquida final é de 39 kcal/m²/ano, qual foi a produtividade bruta desta biomassa?

 

3.    Logo, se a quantidade de energia consumida pela respiração R de uma floresta foi 10 Kcal, e a produtividade bruta é de 39 kcal/m²/ano, qual foi a produtividade liquida desta biomassa?

 

4. Os ratos, que tem a gestação da fêmea com duração de 20 dias, esse período pode variar para mais ou para menos, dependendo da espécie e das condições climáticas. O número de filhotes por parto também é variável. Em geral, são meia dúzia, mas há casos em que uma única mãe dá a luz a dez, 12 ou até 14 crias de uma só vez. Em uma população inicial de ratos, recebendo condições favoráveis para sobrevivência, constituída por 120 indivíduos, numa área equivalente a 200m 2, no intervalo de observação de 20 dias, houve fluxo de indivíduos, Nsc.=1450, Mor.= 100, Img.= 140 e Emg. = 50. Qual a densidade populacional?

 

5. Após 40 dias, foram feitas novas análises de amostras desses indivíduos: Nsc.=20.300, Mor.= 2.000, Img.= 320 e Emg. = 400. Qual a densidade dessa população? Elabore uma hipótese, que justifica o aumento acelerado desta população.