ESCOLA ESTADUAL “PROFESSOR ANTÔNIO MARCIANO” – ENSINO
MÉDIO/ 2º ANO
DISCIPLINA: BIOLOGIA – ESTUDOS INDEPENDENTES DE
RECUPERAÇÃO
ATIVIDADE: TRABALHO VALOR:
40 PONTOS ANO: 2019
PROFESSORA: MARIA ALVES
ALUNO(A): _______________________________________TURMA:
_____DATA: __/__/__/ NOTA: _
PLANO DE
ESTUDOS
·
ATIVIDADE INDIVIDUAL!
·
TODAS AS QUESTÕES SÃO AVALIATIVAS!
·
ESCREVER AS RESPOSTAS EM FOLHA ANEXO, COM LETRA LEGÍVEL E
NA SEQUENCIA, PARA ENTENDIMENTO NA LEITURA E AVALIAÇÃO. ESCRITA INCOMPREENSÍVEL
SERÁ ANULADA A QUESTÃO!
BOM TRABALHO!
Para responder as questões de 1 a 10, faça a leitura
do capítulo 13- Répteis e aves, focar o tema répteis, livro didático Biologia, 2º ano, autor César
Sezar Caldini.
Para responder as questões de 11 a 14, faça a leitura
do capítulo 12- Anfíbios , livro didático Biologia, 2º ano, autor César Sezar
Caldini.
Para responder as questões de 15 a 20, faça a leitura
do capítulo 13- Répteis e aves, focar o tema aves, livro didático Biologia, 2º
ano, autor César Sezar Caldini.
ASSINATURA DO ALUNO:
_________________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:
______________________________DATA: __/__/__
01. Na
história da conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados,
os répteis apresentam soluções definitivas para alguns “problemas” que ainda
mantinham os anfíbios dependentes
do ambiente aquático. Dentre as soluções dos répteis podemos citar: a pele
queratinizada, o pulmão com maior superfície de trocas gasosas e
a eliminação de catabólicos nitrogenados de baixa toxicidade e de baixa
solubilidade. Em relação à reprodução, cite duas conquistas evolutivas que
conferiram aos répteis a independência do ambiente aquático.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Os répteis formam um grupo que se caracteriza por
apresentar:
a)
fecundação interna e desenvolvimento dos ovos no meio terrestre.
b)
reprodução no meio aquático.
c)
desenvolvimento do embrião no corpo materno.
d)
respiração branquial durante o desenvolvimento do embrião.
e)
fecundação externa e desenvolvimento dos ovos no ambiente terrestre.
_________________________________________________________________________________________________
03. Os primeiros vertebrados a conquistarem
definitivamente o ambiente terrestre foram os répteis, por apresentarem
adaptações que permitem “resolver”, com eficiência, todos os problemas da vida
fora da água.
Qual das afirmativas a seguir constitui um exemplo de adaptação dos
répteis à vida fora da água?
a) Ovo
provido de casca, fornecendo ao embrião proteção, suporte e alimento.
b)
Temperatura interna constante, o que lhes permite uma ampla distribuição
geográfica.
c)
Fecundação externa, com grande número de gametas, tanto produzidos pelo macho
como pela fêmea.
d)
Pele, que, mesmo grossa, é ricamente vascularizada e permeável ao oxigênio.
e)
Bexiga natatória que se comunica com a faringe e funciona como um pulmão
primitivo.
_________________________________________________________________________________________________
04. Considere as duas listas a seguir.
I.
cavalo-marinho a.
pulmonar
II.
jabuti b.
branquial
III. sapo c.
cutânea
A
alternativa que relaciona corretamente cada animal a seu tipo de respiração é:
a) I –
a; II – b; III – c
b) I –
b; II – a; III – c
c) I –
b; II – c; III – a
d) I –
c; II – a; III – b
e) I –
c; II – b; III – a
05. Que letra da tabela abaixo indica, exclusivamente,
adaptações que permitem aos animais que as possuem a sobrevivência em ambientes
secos, como os répteis?
_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________
06. A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados envolveu
algumas importantes modificações adaptativas morfológicas e fisiológicas. Em
relação a esse processo, responda às questões a seguir.
a) Cite duas características dos répteis que possibilitaram a
conquista definitiva do ambiente terrestre.
__________________________________________________________________________________________
b) Apresente duas razões pelas quais os anfíbios adultos, embora
possam se locomover em terra, ainda não possuem total independência do meio
úmido.
07. Um grupo indígena do sudoeste dos Estados Unidos, denominado
Anasazi, tinha um animal vertebrado entre as divindades que cultuava. O desenho
abaixo baseia-se na figura encontrada em seus objetos sagrados. Um estudante,
desejando identificar esse animal, ficou em dúvida entre duas classes de
vertebrados e, por isso, solicitou, ao professor, informações quanto ao tipo de
revestimento corporal ou quanto ao desenvolvimento embrionário do animal desenhado.
a) Como a informação sobre o revestimento corporal permite
distinguir entre as duas classes?
_________________________________________________________________________________________________
b) Como a informação sobre o desenvolvimento embrionário permite
distinguir entre as duas classes?
_________________________________________________________________________________________________
08. Responda à questão com base nas características abaixo:
– presença de coluna vertebral;
– fecundação interna com cópula;
– respiração pulmonar;
– embrião protegido por ovo de casca dura;
– temperatura corpórea variável em função do meio.
Pelas características acima, este ser deve pertencer ao grupo:
a) das aves.
b) dos anfíbios.
c) dos répteis.
d) dos mamíferos.
e) dos peixes.
_________________________________________________________________________________________________
09. Considere as seguintes características de dois animais
vertebrados.
Animal A:
I. corpo coberto por tegumento pouco queratinizado;
II. excreção de amônia;
III. fecundação externa.
Animal
B:
I. corpo coberto por tegumento espesso e queratinizado;
II. excreção de ácido úrico;
III. fecundação interna.
Responda às questões propostas.
a) Qual o
ambiente mais provável ocupado pelo animal A e pelo animal B?
_________________________________________________________________________________________________
b) Justifique a existência de duas dessas características nesses
ambientes.
_________________________________________________________________________________________________
10. Indique as classes de vertebrados nas quais podemos
encontrar coração com três câmaras e analise comparativamente duas
características gerais dessas classes.
11. Todos os anfíbios listados abaixo pertencem ao grupo dos anuros,
exceto:
a) Sapo
b) Perereca
c) Salamandra
d) Rã
12. Analise as alternativas a
seguir e identifique aquela que apresenta uma característica dos anuros que
permite diferenciá-los dos outros grupos de anfíbios.
a) Não possuem cauda na fase
adulta.
b) São animais bípedes.
c) Possuem quatro patas de
tamanho igual.
d) Não possuem patas.
e) Apresentam escamas dérmicas.
13. As salamandras são anfíbios
que apresentam quatro patas de tamanho praticamente igual e cauda longal. Tendo
em vista essas características, podemos classificar as salamandras como
a) Quelônios
b) Anuros
c) Urodelos
d) Ápodes
e) Escamados
14. Os anfíbios são
classificados em três ordens: Urodela, Anura e Gymnophiona ou Apoda. Assinale a
alternativa correta que contém, respectivamente, os animais classificados como
anfíbios e pertencentes a essas ordens.
a) Salamandra, sapo,
cobras-cegas (Cecília).
b) Jacaré, sapo, tartaruga.
c) Perereca, jiboia,
salamandra.
d) Sapo, salamandra,
cobras-cegas (Cecília).
e) Cobras-cegas (Cecília),
tartaruga, sapo.
15.Qual
das alternativas abaixo apresenta corretamente características atribuídas às
aves?
a) Estrutura óssea na parte anterior da caixa torácica chamada
quilha; ovo sem vitelo
b) Corpo coberto com penas; temperatura do corpo oscilante
(ectotermia).
c) Membros posteriores adaptados para andar, nadar e
empoleirar–se; ureia como principal produto de excreção nitrogenada.
d) Fecundação interna; circulação sanguínea aberta.
e) Temperatura do corpo essencialmente constante (endotermia);
fecundação interna.
16. Os
sacos aéreos são umas das importantes estruturas relacionadas com o voo das
aves, pois deixam o corpo desses animais mais leve. Entre as alternativas
abaixo, marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.
a) penas.
b) ossos pneumáticos.
c) quilha.
d) ausência de dentes.
e) glândula uropigiana.
17.Sabemos
que algumas aves são capazes de emitir lindos sons. Esse canto só é possível
graças a um órgão complexo, formado por músculos e membranas, que está
localizado no final da traqueia, no ponto onde ocorre a bifurcação dos brônquios.
Observe as alternativas abaixo e marque a alternativa em que é indicado o nome
desse órgão.
a) quilha.
b) siringe.
c) uropígio.
d) carena.
e) rêmige.
18.Sabemos
que as aves podem ser divididas tradicionalmente em dois grandes grupos:
ratitas e carinatas. Esses grupos podem ser diferenciados pela forma de seu
esterno: enquanto as ratitas apresentam esterno achatado, as carinatas
apresentam esterno quilhado. Entre as aves citadas abaixo, marque a única que
não é um exemplo de ave carinata.
a) Pinguim.
b) Sabiá.
c) Pardal.
d) Avestruz.
e) Canário.
19. É
comum vermos aves de ambientes aquáticos como patos, marrecões, marrecos,
biguás e cisnes ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do
uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas
uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas
uropigianas. A secreção proveniente dessas glândulas exerce diversas funções no
mecanismo de vida das aves.
Com
base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que são funções dos
óleos produzidos pelas glândulas uropigianas
a) impermeabilizar as penas, dificultar o acesso de
ectoparasitos e propiciar melhor deslocamento durante o voo.
b) evitar o encharcamento das penas, aumentar a perda de calor
quando em atividade de voo e facilitar a transpiração.
c) estabelecer maior união entre as penas evitando a passagem de
ar, facilitar a flutuação durante o nado e impedir a penetração de
ectoparasitos.
d) fornecer flexibilidade e impermeabilidade às penas, por
armazenar ar entre elas e diminuir o peso corpóreo.
e) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as
perdas de calor corpóreo.
20. No Egito, muitos artefatos de pedra vendidos como provenientes dos tempos dos faraós são falsificados. O processo de falsificação consiste em esculpir pequenas pedras e misturá-las com a comida oferecida às galinhas. As pedras atravessam todo o tubo digestório da galinha, tendo depois o aspecto de objetos antigos e desgastados pelo uso. Este processo de “envelhecimento mecânico” deve-se à ação:
a) do bico
b) do papo
c) do estômago químico
d) da moela
e) do intestino
b) do papo
c) do estômago químico
d) da moela
e) do intestino
gabarito
01. Os répteis são animais que apresentam fecundação
interna e ovos com casca dura.
02. A
03. A
04. B
05. A
06. a) Revistimento corporal impermeabilizado,
ovos com casca rígida.
b) Respiração cutânea importante, fecundação
externa.
07. a) As duas classes possíveis de
vertebrados são: anfíbios e répteis.
Anfíbios: pele úmida, lisa e altamente
vascularizada. Répteis: epiderme bastante queratinizada, espessa, impermeável e
praticamente sem glândulas.
b) Anfíbios: têm ovo sem casca, com quantidade
média de vitelo; apresentam saco vitelínico, com segmentação holoblástica
(total) desigual.
Répteis: possuem ovo com casca, grande
quantidade de vitelo e presença dos anexos embrionários (cório, alantóide, âmnio e
saco vitelínico), com segmentação meroblástica (parcial) discoidal.
08. C
09. a) Animal A: aquático; animal B: terrestre.
b) Animal A: excreção de amônia (muito tóxica,
precisa ser diluída) e fecundação externa (na água); animal B: pele espessa
(evita a desidratação) e excreção de ácido úrico (economia de água).
10. Coração com três câmaras ocorre em: Anfíbios,
vertebrados com respiração cutânea e pulmonar além de excretarem uréia,
portanto adaptados a ambientes úmidos.
Répteis não crocodilianos, vertebrados com
pele grossa e respiração exclusivamente pulmonar, uricotélicos e adaptados ao
ambiente terrestre.
11 “c”. Salamandras
são animais pertencentes ao grupo dos urodelos, pois possuem cauda.
12. “a”. Os anuros
são anfíbios sem cauda na fase adulta. Como exemplo, podemos citar sapos,
pererecas e rãs.
13.“c”. Os urodelos
são animais que apresentam como característica a presença de caudas longas e
patas de tamanho praticamente igual. Como representantes, podemos citar
salamandras e tritões.
14. “a”. Como representantes
dos urodelos, podemos citar salamandras e tritões. Já como exemplos de anuros,
podemos citar os sapos, pererecas e rãs. Por fim, os gymnophiona ou ápodes
incluem as cecílias
15.“e”. Todas as aves apresentam temperatura corpórea
relativamente constante (animais homeotermos). Além disso, são animais dioicos,
ovíparos, com desenvolvimento direto e fecundação interna.
16. “e”. A glândula uropigiana é
responsável por produzir uma secreção oleosa que impermeabiliza as penas. Ela é
bem desenvolvida em aves que costumam mergulhar.
17. “b”. O nome do órgão das aves
relacionado com o canto é a siringe.
18. “d”. O avestruz é um exemplo de
ave ratita, ou seja, que possui osso esterno achatado e não voa. Apesar de o
pinguim não voar, ele é um exemplo de ave carinata.
19.“e”. A secreção oleosa, quando
espalhada nas penas, impermeabiliza essa estrutura, impedindo que fiquem
encharcadas. Isso faz com que o animal apresente maior facilidade para flutuar,
além de diminuir a perda de calor.
20. d
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