Seguidores

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Composição primária do magma

Os primeiros constituintes dos magmas a se cristalizar são os minerais ditos “pirogenéticos”, que incluem a maioria dos silicatos encontrados como constituintes primários das rochas básicas — as olivinas, a maioria dos piroxênios, os plagioclásios cálcicos etc. A separação dos minerais pirogenéticos deixa o líquido relativamente rico em água e em vários outros componentes de pesos atômicos e moleculares baixos, conhecidos pelos nomes de voláteis, hiperfusíveis ou constituintes fugitivos. Os minerais ditos “hidratogenéticos” exigem para sua formação alta concentração desses voláteis.
A história do resfriamento e da cristalização de um magma pode ser dividida em diferentes estágios, baseados principalmente na temperatura e na concentração dos voláteis.
Denomina-se província magmática ou petrográfica uma região relativamente ampla da crosta terrestre que contém rochas ígneas aproximadamente da mesma idade, derivadas da mesma matriz magmática. Uma província desse tipo é a existente ao redor de Roma e Nápoles, na Itália. Os maciços alcalinos de Itatiaia e de Passa Quatro, que abrangem partes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, constituem também uma província petrográfica ou magmática.
Magma
Magmas são complexas fusões naturais de rochas, de consistência viscosa, com temperaturas que variam entre 1.500°C e 700°C.
Magmas quando solidificados formam as rochas ígneas.
Magmas são formados por três fases principais: uma fase líquida majoritária (silicatos fundidos e íons metálicos), uma fase sólida (os cristais) e uma fase gasosa.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Estados da Matéria: o que são e como se transformam


Estados da Matéria: o que são e como se transformam



Por Matheus Durães
Olá, vestibulando! Tudo bem com você?  Este artigo foi feito para você que está se preparando para gabaritar todas as questões do vestibular. Então, seja bem-vindo a mais uma dica de química! Aqui, o objetivo é analisar os principais pontos das temáticas que mais caem no Vestibular. Dessa vez, o Estratégia Vestibulares aborda o que você precisa saber sobre os Estados da Matéria e suas Transformações. Então, vamos nessa! 

Os Estados Físicos da Matéria

A matéria é formada por pequenas partículas denominadas átomos e moléculas. Dependendo da proximidade das partículas que a constitui, é possível determinar o estado de agregação, ou seja, o estado físico da matéria. Veja abaixo quais são os principais: 
  • Sólido
  • Líquido
  • Gasoso
Embora existam outros estados físicos da matéria, eles são estudados apenas em níveis mais avançados. Para o seu vestibular, preste mais atenção aos mais clássicos.
A água é um dos raros materiais no nosso planeta que pode ser encontrado nos três estados. Por isso, vamos usá-la para exemplificar alguns aspectos mais específicos desse assunto. Na tabela abaixo, note as características de forma e volume em cada estado físico da água. Lembre-se que forma e volume são propriedades macroscópicas da matéria. 
Fases da MatériaFormaVolume
estado sólido SólidoFIXA/CONSTANTE/INVARIÁVEL
Maior Rigidez
CONSTANTE
 LíquidoVARIÁVEL
Não tem a rigidez dos sólidos
CONSTANTE
água em estado gasoso GasosoVARIÁVELVARIÁVEL
No estado sólido, as moléculas ficam muito próximas umas das outras. Já no estado líquido, a matéria é, no geral, constituída de partículas mais afastadas. Por isso, corpos líquidos se movimentam de forma mais fluida. O estado gasoso é o que tem o maior distanciamento médio entre as partículas em condições ambiente e, portanto, é o que tem maior movimentação, ou grau de liberdade.

Fonte: Shutterstock
Como podemos ver na imagem, quanto mais agrupadas estiverem as partículas, maior a possibilidade da matéria estar no estado sólido. Da mesma forma, quanto mais distantes e desorganizadas as partículas estiverem, maior a tendência da matéria estar no estado gasoso. Essa dinâmica depende de quatro fatores: Pressão, Temperatura, Velocidade e Forças. 
As Forças que atuam sobre a matéria podem ser de coesão ou repulsão. Ambas são consideradas propriedades microscópicas da matéria. A força de coesão faz com que as moléculas se aproximem uma das outras, por consequência é a força predominante no estado sólido. Já a força de repulsão faz com que as partículas se afastem umas das outras e permaneçam no estado gasoso
O fator velocidade diz respeito à energia cinética média das partículas, ou seja, a velocidade de movimento. No estado gasoso, a energia cinética é maior. Com a alta velocidade, as moléculas colidem e se afastam, de modo que ocupam um espaço maior. Por isso, neste estado, a forma e o volume são variáveis. No caso da fase sólida, como as moléculas estão muito próximas uma das outras, a energia cinética média é baixa. 
Com essa explicação geral, procure identificar, no exercício abaixo, em qual estado físico cada matéria se encontra: 

Exercício de Fixação

Coloque (S) para sólido, (L) para líquido ou (G) para gasoso:
( ) Suco
( ) Vapor
( ) Gás hélio
( ) Suor
( ) Água do mar
( ) Álcool
( ) Gelo
( ) Neblina
( ) Tinta
( ) Giz 
Resolução
(L) Suco 
(G) Vapor 
(G) Gás hélio 
(L) Suor 
(L) Água do mar
(L) Álcool 
(S) Gelo 
(G) Neblina 
(L) Tinta 
(S) Giz

Mudanças de Estado Físico

Uma substância química pode se transformar de um estado físico para outro. Para entender, observe o esquema a seguir: 

Fonte: Shutterstock
Cada processo de mudança de estado recebe um nome diferente. São eles: Fusão, Solidificação, Vaporização, Condensação e Sublimação.
Fusão: é a mudança ocasionada pelo aquecimento de uma substância no estado sólido até o estado líquido. O fornecimento de energia ao sistema gera um aumento da temperatura, de tal forma que a matéria alcance o seu ponto de fusão. Exemplo: derretimento do gelo. 
Solidificação: é a passagem do estado líquido para o estado sólido. Acontece por resfriamento (ou arrefecimento) do sistema. A temperatura tende a diminuir até atingir o ponto de congelamento da substância. Exemplo: formação de geleiras.
Vaporização: é a alteração do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento. Esse processo subdivide-se em: 
  • Evaporação: é quando a transformação do estado físico é muito lenta. Exemplo: roupa molhada secando no varal ou evaporação de rios. 
  • Ebulição: é quando a transformação do estado físico ocorre à temperatura de ebulição, que é uma característica específica de cada matéria. A mudança é acompanhada da formação de bolhas. Exemplo: fervura da água. 
  • Calefação: consiste na mudança de estado de forma imediata, ou seja, quando o líquido entra em contato com uma superfície aquecida acima de seu ponto de ebulição. Exemplo: pingo de água sobre um ferro quente ou água caindo sobre uma chapa metálica muito quente.

“O ponto de ebulição, também chamado de temperatura de ebulição, é a temperatura na qual uma substância se transforma do estado líquido para o estado gasoso.”
Liquefação/Condensação: A liquefação é a passagem do gás para o estado líquido. Já a condensação é a transformação do vapor para o estado líquido. Então, liquefação e condensação não são sinônimos. É necessário, em ambas, diminuir a temperatura para que ocorra a mudança de estado físico. Porém, na liquefação é preciso diminuir a temperatura e aumentar a pressão, simultaneamente. Ao passo que, para ocorrer a condensação, é preciso aumentar a pressão ou diminuir a temperatura, separadamente. 
Um exemplo de liquefação é quando a água é aquecida e seu vapor entra em contato com a tampa da panela que, por apresentar uma temperatura mais baixa, acumula água em sua superfície. Já na condensação, um exemplo clássico é o gás de cozinha. Atente-se para não confundir gás com vapor (GÁS é diferente de VAPOR). O vapor é o estado momentâneo que uma substância líquida assume, como, por exemplo, o vapor d’ água. Já o gás é toda substância que se encontra no estado gasoso permanente, tais como: os gases oxigênio, nitrogênio e carbono. 
Sublimação: é quando o estado sólido passa direto para a estado gasoso por meio de aquecimento ou, de forma oposta, quando o estado gasoso passa para o sólido por resfriamento. Exemplos: naftalina e gelo seco.  
Outro ponto cobrado nas provas de vestibulares são os processos endotérmicos e exotérmicos. Eles estão presentes tanto em transformações químicas, as reações, quanto em mudanças de estados físicos. Nos processos exotérmicos, o meio é aquecido e o sistema perde calor. Já nos processos endotérmicos, o sistema tende a ganhar calor e o meio resfria-se. 
Levando-se em consideração esses aspectos, podemos concluir que a solidificação e a condensação são processos exotérmicos. A fusão, a vaporização e a sublimação, por outro lado, são processos endotérmicos.

Estados da Matéria no Vestibular

CAI NA PROVA
1. (SEDUC –2016)  A imagem abaixo representa o modelo cinético molecular dos diferentes estados de agregação das moléculas da água.

De acordo com esse modelo, no estado físico sólido, as moléculas estão: 
 a) Agitadas
b) Distantes
c) Espessas
d) Livres
e) Organizadas
Comentários: As moléculas do estado gasoso estão dispersas, distantes e desorganizadas. Isso porque as moléculas estão mais agitadas e ocupam um volume maior. Já as moléculas do estado sólido ficam muito próximas uma das outras e, consequentemente, bem organizadas. Gabarito E.
2. (SEDUCE–2010) Segundo André Guinier (1999), a matéria é constituída por partículas de base do modelo. Um conjunto dessas partículas (átomos ou moléculas) caracteriza a matéria, que, de acordo com o autor, se apresenta em apenas dois estados: ordenado e desordenado. Considerando essas ideias e como as moléculas se comportam em termos de distância intermolecular, pode-se dizer que os estados sólido, líquido e o gasoso são, respectivamente:
a. ordenado, desordenado e ordenado.
b. desordenado, ordenado e ordenado.
c. ordenado, desordenado e ordenado.
d. desordenado, desordenado e ordenado. 
Comentários: em regra, no estado sólido o volume é constante, logo as moléculas estão ordenadas. Como na fase líquida e gasosa as partículas formam um volume variável, podemos concluir que a distância intermolecular entre elas é desordenadas. Gabarito C. 
3. (UFMT – 2017) Um fenômeno interessante pode ocorrer quando pequenas gotas de um líquido são submetidas a um aquecimento intenso e repentino. Por exemplo, ao pingar gotas de água sobre uma chapa muito quente, o líquido é imediatamente aquecido, formando-se uma camada de vapor entre cada gota e a chapa. Então as gotas deslizam sobre a chapa e emitem um ruído característico enquanto vaporizam. Esse fenômeno de mudança de estado físico é chamado:
a) Evaporação.
b) Vaporização.
c) Calefação.
d) Sublimação
Comentários: Calefação consiste na mudança de estado muito rápido, de forma imediata, ou seja, quando o líquido se aproxima de uma superfície bem quente. É instantânea a mudança de estado. Gabarito C. 
a) A alternativa “a” está incorreta. Na evaporação, a transformação é muito lenta.
b) A alternativa “b” está errada. Vaporização engloba a evaporação, calefação e ebulição. Está muito abrangente.
c) É o gabarito. 
d) A alternativa “d” está errada. Sublimação é a mudança do sólido para o gasoso ou vice-versa. O líquido não faz parte do processo.
4. (IF –BA– 2014) Nos dias atuais, ainda são usadas para espantar traças e baratas, bolinhas de naftalina nos guarda-roupas e gavetas. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuem de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de: 
a) Condensação
b) Fusão
c) Evaporação
d) Sublimação
e) Solidificação 
Comentários: Sublimação é quando o estado sólido passa direto para a fase gasosa, por aquecimento; ou oposto, tido por resfriamento. Exemplos: naftalina e gelo seco. Gabarito D.
a) Alternativa incorreta. Condensação é a mudança do estado gasoso para a fase líquida.
b) Alternativa incorreta. A fusão é a mudança do estado sólido para a fase líquida.
c) Alternativa incorreta. A evaporação é a mudança do estado líquido para a fase gasosa.
d) Gabarito.
e) Alternativa incorreta. É a mudança do estado líquido para a fase sólida.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS


Constituição química dos seres vivos
Aguá

Uma característica comum a todos os seres vivos é a sua constituição química, estando divididos em dois grupos: componentes inorgânicos e componentes orgânicos. Algumas dessas substâncias, como água, sais minerais e algumas vitaminas, necessitamos de obter através da nossa alimentação, por isso, é necessária uma alimentação balanceada e adequada. Ao analisarmos os elementos químicos presentes nas substâncias essenciais, percebemos a predominância de certos elementos químicos como o carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), estando presente em cerca de 98%da massa corporal da maioria das espécies biológicas.

Quando não se contava com os conhecimentos atuais, há mais de 2,000 anos,  sobre o surgimento da vida e da composição química dos organismos, o filósofo grego Tales afirmou que a água é a origem de todas as coisas vivas. Em 1913, o bioquímico Lawrence Henderson disse que a água é a substância mais adequada para sustentar a vida, evidenciando nos termos de que os seres vivos são constituídos principalmente por água (cerca de 75%) e sua existência também depende dessa substância, sendo ela quem permite o transporte de substâncias para o funcionamento das células.  Como a água está presente em abundância nos seres vivos, se deduz que ela é excrescencial e base de vida. Além disso, a água tem a função de regular a temperatura corporal e facilita reações químicas por ser um solvente natural e universal, tendo capacidade de dissolver a maioria das substâncias. A água é uma substância hidrofílica, que se mistura, em  meio para ocorrer hidrólise (quebra), regula temperatura , alto calor específico, equilíbrio osmótico, dentre outras . Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Ao ser liberado na superfície do corpo, o suor inicia um processo de evaporação. Durante esse processo, ocorre a liberação de energia calorífica e, consequentemente, o corpo esfria.

Desidratação
A desidratação é um problema grave e pode representar um grave risco de vida para as pessoas, que leva à morte todos os anos, sendo normalmente as crianças as mais acometidas. As causas são variadas, entretanto, na maioria dos casos, o problema relaciona-se com diarreias agudas. Outras causas que podem ser descritas são ingestão insuficiente de líquidos, vômitos intensos, transpiração excessiva, uso exagerado de diuréticos, queimaduras intensas e hemorragias. Todas as reações metabólicas do corpo humano ocorrem em meio aquoso. Sem água, não ocorreriam reações. Por isso, quando a desidratação é grave e diminui a quantidade de água, pode dificultar as reações. É claro que uma desidratação, por mais grave que seja, não vai zerar a água do corpo impedindo completamente as reações.

Carboidratos

Os carboidratos utilizados pelos vegetais seres autótrofos, chamados de açúcares naturais, são produzidos no processo de fotossíntese, com a produção da glicose, já nos animais, que são seres heterótrofos, eles precisam ingerir vegetais para conseguirem obter esses açúcares. Se a produção dos açúcares naturais fosse comprometida ou acabasse, a vida na Terra seria extinta, uma vez que são fontes de energia e todos os seres vivos dependem deles para a sobrevivência.

Lipídios
 Estocar substâncias ricas em energia é uma propriedade importante dos seres vivos, e 1g de lipídio libera mais de duas vezes a quantidade de energia contida na mesma massa de carboidrato. Os animais gastam muita energia na locomoção e os lipídios constituem seus principais estoques de energia, nas plantas, as sementes estruturas relativamente pequenas são ricas em lipídios e ao servirem de alimento para alguns animais podem ser levadas para locais distantes da planta mãe, numa situação desta, onde frutos e sementes, por adaptação energética, estocam lipídeos, o embrião precisará de energia pra crescer e brotar, para tanto, utiliza a energia dos lipídios armazenados, contidos no endosperma da semente, logo servirão de base energéticas na hora da germinação e conforme desenvolve realiza a fotossíntese. os lipídeos armazenados nos grãos estão contidos no endosperma . O estoque de lipídios nos animais  em geral, são maiores do que o de carboidratos, uma vez que os carboidratos envolve a função de reserva energética, sabendo-se que os lipídios são capazes de armazenar mais energia em suas moléculas, o organismo sempre prioriza a reserva destes, de forma a expandir o estoque, tornando-o muito maior do que a própria reserva de carboidratos.

A  obesidade é um problema de saúde afetando a qualidade de vida, cada vez mais frequente em determinadas populações. Além disso, sabe-se que há relação entre obesidade e lipídios. Os lipídios constituem uma classe de compostos bastante heterogênea, atuando na antioxidação,  uma reação na qual se oxida um ácido graxo insaturado, atua na Esterificação, uma reação na qual um ácido graxo se une a um álcool, através de uma ligação covalente e Saponificação,  uma reação na qual um ácido graxo se une a uma base dando um sal de ácido graxo, liberando uma molécula de água. Os depósitos lipídicos são compostos principalmente por ácidos graxos, uma de duas grandes funções está relacionada a um recurso de ATP(Molécula De Energia), portanto, em casos de necessidade de energia, podemos encontrá- las nos alimentos que contém lipídios.



Professora Maria Alves

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Aula higiene

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
Listar hábitos saudáveis para a manutenção da saúde.
Conceituar higiene.
Relacionar alimentação e higiene como fatores essenciais à manutenção da saúde.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas sobre saúde, higiene e alimentação.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE I:
Professor, disponibilize para os alunos o seguinte texto:
Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Maior qualidade de vida e longevidade estão associadas a bons hábitos alimentares.
Adotar uma alimentação equilibrada e balanceada depende de alguns fatores: a atividade física, o metabolismo, aos hábitos alimentares, a idade, o sexo, entre outros. Deve-se ter, portanto, noções básicas sobre nutrição e necessidades do próprio organismo.
Os hábitos alimentares estão relacionados, pelo menos, a dois fatores: socioculturais (transmitidos por gerações de acordo com a aceitação ou rejeição de padrões alimentares) e econômicos (referentes ao custo e a disponibilidade de alimentos).
No entanto, estudos epidemiológicos têm demonstrado que as medidas de maior impacto na promoção da saúde de uma população também estão relacionadas à melhoria dos padrões de higiene da mesma.
A higiene consiste na prática do uso constante de elementos ou de atos que causem benefícios para os seres humanos. A higiene seja pessoal, coletiva, ambiental e mental compreende todos os hábitos e condutas que auxiliam a prevenir doenças e a manter a saúde e o nosso bem-estar, inclusive o coletivo.
Muitas  doenças decorrentes dos baixos padrões de higiene, por vezes relacionados com o baixo padrão cultural e social, atualmente, são de certa forma contidas  através da conscientização da população e instrução de novas metodologias que ensinam como a sociedade deve comportar-se em relação à sua higiene. 
 Texto adaptado do site:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Higiene  

Atividades sugeridas:
1. Faça a leitura em voz alta com os alunos.
2. Proponha as seguintes atividades para compreensão do texto:  
Escrever um título para o texto.         
Procurar no dicionário o significado das palavras desconhecidas.      
Numerar os parágrafos e criar um título para cada um deles. (por exemplo, o primeiro parágrafo pode ser assim identificado: função de uma boa alimentação).          
Após discutir com os alunos o 3º parágrafo, solicite que eles exemplifiquem alguns hábitos alimentares adquiridos pelos fatores:
a. Culturais e sociais: (sugestão: os judeus não comem carne de porco, os católicos não comem carne vermelha na semana santa, comer ovos de chocolate na páscoa, não se deve misturar alimentos, entre outros).
b. Econômicos: (sugestão: consumir refeições prontas ou alimentos industrializados (economiza-se tempo e dinheiro), consumir sucos com sabores artificiais (é mais prático e é a solução para quando não há disponibilidade dedeterminadas frutas, entre outros).  

ATIVIDADE II:
Explique para os alunos que o resumo que será lido é sobre um texto de Monteiro Lobato. (Pergunte aos alunos quem foi Monteiro Lobato, se eles conhecem outras obras que ele publicou, etc).Esclareça aos alunos que as histórias de Monteiro Lobato vão além de divertir e entreter o público infantil. Com muitas delas, ele trouxe à tona os problemas de saúde pública existentes no Brasil.
Jeca-Tatu é uma das personagens que serviu como ferramenta de campanha em favor do saneamento, além de esclarecer e educar a população sobre uma doença tropical que, na época, vitimava milhões de brasileiros e era tão negligenciada: o amarelão.

Fonte: http://listasliterarias.blogspot.com/2010/08/9-personagens-inesqueciveis-de-monteiro.html 

Diga-lhes também que o texto foi adaptado em história em quadrinhos e em forma de folhetos e almanaques e teve até os anos 60 uma tiragem de cerca de 18 milhões de exemplares. Se possível, acesse com os alunos o site, para conhecer a história em quadrinhos (revista original):
http://www.maniadecolecionador.com.br/raridades/jeca%20tatuzinho%20ed34%20ano%201971/jeca%20tatuzinho%20ed34%20ano%201971.html 
Resumo da história Jeca-Tatu
Jeca-Tatu era um caboclo que vivia no campo na maior pobreza.
Sua rotina baseava–se em ficar o dia inteiro sem fazer tarefa alguma, fumando seu cigarro de palha, bebendo sua pinga e observando o dia passar.
Sua roupa parecia um trapo e andava o tempo todo descalço.
Possuía algumas pequenas plantações que garantiam seu próprio sustento.
Havia também próximo a sua casa um ribeirão, onde podia pescar. As pessoas tinham uma péssima imagem do Jeca, bêbado e preguiçoso.
Quando perguntavam porque ele vivia desse jeito, respondia:
 - Não vale a pena fazer coisa alguma! Bebo para esquecer as desgraças da vida.           
Um dia um médico passou em frente a casa e espantou- se com tanta miséria.
 Percebendo que o caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná- lo.
 Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo.
O médico constatou que tratava-se de uma doença chamada de ancilostomose, o amarelão.
Explicou que tal doença era causada por pequenos vermes que entravam no seu corpo através da pele, principalmente da perna e dos pés.
Receitou-lhe então remédios e um par de botas.          
Meses depois do tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida.
Ninguém mais o reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas.
Ele, a mulher e os filhos andavam agora calçados, para evitarem a doença.
Com isso, a fazenda prosperou e Jeca-Tatu tornou-se um homem muito respeitado.
Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/obichoquemedeu/ancilostomose_jeca_tatu.htm  

Professor, proponha aos alunos:
Dramatizar em parceria com o professor de artes a história lida ou criar uma história em quadrinhos. O enredo deverá ser sobre uma pessoa que está doente por causa de maus hábitos alimentares e/ou de higiene e que receberá orientações para  melhorar a saúde.
Socialize esta atividade e divulgue-a por toda a escola.           

ATIVIDADE III
Distribua para os alunos a seguinte crônica de Luis Fernando Veríssimo ou faça uma leitura em voz alta e pausada.
 EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir o diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
 Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.
Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!
Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.
 Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau!
Viva a vida com bom humor!!!

 Promova com a turma um debate crítico sobre este texto que associa tempo, hábitos de higiene, hábitos de alimentação e saúde nos dias atuais.
Algumas questões podem ser sugeridas:
1. Qual a mensagem do texto?
2. Quais hábitos foram indicados pelo autor para a manutenção de uma vida saudável?
3. Por que o autor afirma que em 24 horas é impossível realizar todas estas tarefas?
4. Para o autor a única solução é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo. Você concorda ou qual seria a solução para conciliar todas estas orientações?
  
Recursos Complementares
Sugestão de site para aprofundamento do tema:
http://www.abcdasaude.com.br/
Avaliação
AVALIAÇÃO:
Professor,  proponha para os alunos trazerem ilustrações sobre o assunto, tais como: pessoas comendo, alimentos variados, pessoas obesas, pessoas desnutridas, ambientes com acúmulo de lixo, pessoas escovando dentes, pessoas lavando as mãos, alimentos industrializados, pessoas realizando atividades físicas, entre outros.
Peça para que colem as gravuras e criem uma notícia para a ilustração, baseando-se no que foi estudado sobre higiene, alimentação e saúde.         

Aula copiada e adaptada