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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

A BIOÉTICA

 

BIOÉTICA

A Bioética surgiu na segunda metade do século XX, devido ao grande desenvolvimento da Medicina e das ciências, que avançaram cada vez mais para a modificação da vida humana e a promoção do conforto humano. Porém, para que esse progresso fosse alcançado, muitas vezes era necessária a utilização de cobaias vivas (humanas e não humanas). A fim de evitar horrores, como os que foram vividos
dentro dos campos de concentração nazistas e de técnicas médicas que ferissem os princípios vitais das pessoas, surgiu a Bioética como meio de problematizar o que está na pesquisa científica ou na técnica médica quando elas envolvem a vida.

A importância social da Bioética centra-se, justamente, no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros. A Bioética discute, por exemplo, a utilização de células-tronco embrionárias em suas mais diversas problemáticas, passando pela necessidade de abortar-se uma gestação para retirar tais células e pelos benefícios que os tratamentos obtidos por esse recurso podem promover para as pessoas.


            Também é tratado por estudiosos de Bioética o respeito aos limites que devemos ter ao lidar com animais, seja para o cuidado ou a alimentação, seja para a utilização comercial deles, pois são seres vivos dotados de sentidos e capazes de sofrer.

            A bioética não é pautada em proibições, limites ou vetos, e muito menos na necessidade imperiosa que alguns veem de que tudo seja regulamentado, codificado e legalizado. Pelo contrário: baseada no respeito ao pluralismo moral, para ela, o que vale é o desejo livre, soberano e consciente dos indivíduos e das sociedades humanas, desde que as decisões não invadam a liberdade e os direitos de outros indivíduos e outras sociedades.

           Historicamente, a humanidade vem carregando o peso do maniqueísmo entre o “certo” e o “errado”, entre o “bem” e o “mal”, entre o “justo” e o “injusto”. Para a bioética, o que é bem, certo ou justo para uma comunidade moral, não é bem, certo ou justo para outra, já que suas moralidades (costumes) podem ser diversas. Desta maneira, ao invés de pautarem-se em proibições, vetos, limitações,
normatizações ou mesmo em mandamentos, a bioética atua afirmativamente, positivamente , onde a essência é a liberdade, porém, com compromisso, com responsabilidade.

A bioética caracteriza-se, assim, por proceder à análise processual dos conflitos a partir de uma ética minimalista que possa proporcionar - na medida do possível - a mediação e a solução pacífica das diferenças, como o aborto, por exemplo, e em alguns momentos o tema dos transgênicos, nos quais provavelmente durante um bom tempo ainda se estará trabalhando para a construção de um consenso universal, as únicas saídas parecem ser o diálogo e a tolerância, permanecendo o conhecimento científico.

No Brasil, está na lei que o abortamento é permitido em duas situações: quando a gravidez representa risco de morte para a mãe e nos casos de estupro, se a mulher desejar interromper a gravidez. Mais recentemente, os juízes têm deferido favoravelmente os pedidos de interrupção da gravidez dos fetos anencefálicos. Apesar da polêmica e das restrições, o número de abortamentos realizados clandestinamente, sem amparos legais, no nosso país é enorme. A julgar apenas pelos índices expressivos de complicações decorrentes de abortamentos realizados em condições precárias nas mulheres atendidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fica evidente que a atual lei brasileira sobre o assunto não está sendo respeitada.

         Apesar de alguns críticos radicais (principalmente oriundos do fundamentalismo religioso) considerarem grande parte dos avanços da ciência como “perigosos”, é impossível imaginar a atual estrutura biológica e societária como eterna e imutável. Como disse o rabino Henry Sobel na reunião do grupo de estudos sobre Bioética desenvolvida durante o Encontro Internacional sobre Clonagem e Transgênicos promovido em Brasília pelo Senado, em junho de 1999: “A natureza é imperfeita, cria imperfeições biológicas nos campos vegetal, animal e humano, é papel da ciência, pois, ‘consertar’ essas imperfeições.

                    Um dos compromissos da ciência, portanto, é gestar o futuro, antecipando-se a ele por meio de descobertas que venham realmente proporcionar benefícios e segurança à espécie humana. A mutabilidade da sociedade e do mundo é uma certeza; a dúvida reside em estabelecer o ‘limite’ ou ‘ponto’ concreto até onde os avanços da ciência devam acontecer”.

Responda as questões:

1.    A Bioética surgiu na segunda metade do século XX, devido ao grande desenvolvimento da Medicina e das ciências. Explique qual a importância do surgimento da bioética.

R= A fim de evitar horrores, como os que foram vividos
dentro dos campos de concentração nazistas e de técnicas médicas que ferissem os princípios vitais das pessoas, surgiu a Bioética como meio de problematizar o que está na pesquisa científica ou na técnica médica quando elas envolvem a vida.

2.    Qual a  importância social da Bioética?

R= centra-se, justamente, no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros.

 

 3 - A utilização de células-tronco embrionárias é viável quando visa ao tratamento e à melhoria da vida comum, mas para utilizar essas células é a necessário efetuar-se abortos para conseguir a extração de células de embriões. Qual a sua opinião em relação a utilização de células-tronco embrionários na pesquisa científica?

R= Resposta pessoal. Espera - se que a resposta trás uma forma de  utilização de células-tronco embrionárias na pesquisa cientifica de modo positivo para a ciência. Em termos de Ciência, é extremamente eficiente utilizar-se de células-tronco embrionárias, uma vez que são as células-tronco com maior potencial de especialização em novos tecidos, o que abrange um grande leque de possibilidades, principalmente para o tratamento de doenças neurológicas. Contando, questões éticas que devem ser consideradas, como a extração destas células de alguns seres vivos, exigindo um maior controle sobre estes processos.

4-  Como explica Rabino Henry Sobel quando se diz que é impossível imaginar a atual estrutura biológica e societária como eterna e imutável, valorizando o papel da ciência?

R= “A natureza é imperfeita, cria imperfeições biológicas nos campos vegetal, animal e humano, é papel da ciência, pois, ‘consertar’ essas imperfeições.

 

5- Qual o compromisso da ciência, com a segurança da espécie humana no que trata de ética?

R=que avançaram cada vez mais para a modificação da vida humana e a promoção do conforto humano

6-Em quais situações a prática de aborto é permitida no Brasil?

 R=No Brasil, está na lei que o abortamento é permitido em duas situações: quando a gravidez representa risco de morte para a mãe e nos casos de estupro, se a mulher desejar interromper a gravidez. Mais recentemente, os juizes têm deferido favoravelmente os pedidos de interrupção da gravidez dos fetos anencéfalos.

7- Explique o que é o aborto clandestino. Você concorda com essa prática?

 R= Realizado de forma ilegal, não obedecendo as normas éticas, morais e culturais. Não concordo.

8- No que é baseada a bioética?

R: baseada no respeito ao pluralismo moral, para ela, o que vale é o desejo livre, soberano e consciente dos indivíduos e das sociedades humanas, desde que as decisões não invadam a liberdade e os direitos de outros indivíduos e outras sociedades.

 Por Professora Maria Alves D. Santos 💙💚💛💜

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