Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Texto e exercicio: Interpretando o universo

PIP: projeto de intervenção pedagógica: Texto científico para interpretação
Pintando o Universo
O texto abaixo é do primeiro livro de Iiteratura, Antologia da Floresta, criado para as escolas indígenas do Acre. Esse texto resultou do trabalho realizado pelos professores indígenas da região. Leia-o atentamente e responda as questões que o seguem.

Nome :                                                                                                                                             



Eu pensava que a Terra remendava com o céu
(Norberto Sales Tene Kaxinawa)
No meu pensamento de antigamente,
quando eu era menino,
mundo, eu pensava
que era que nem tocaia,
a terra remendava com o céu.
o sol,
eu pensava que eram muitos,
passando dias e dias.
A noite,
eu pensava que era que nem fumaça,
porque quando o sol ia embora
a noite vinha cobrir o mundo.
O céu,
eu pensava que era que nem ferro,
nunca acaba.
A chuva, eu pensava que era alguns bichos grandes,
esturrando em cima do céu.
o homem,
eu pensava que só nós mesmos vivíamos,
só nós mesmos o povo Kaxinawa.
A língua, eu pensava que todo mundo falava
na nossa língua mesmo, Kaxinawa.
Um dia, eu vi um branco chegando na nossa casa
falando diferente. Mas eu pensava que quando eu
fosse dele, ele ia falar em Kaxinawa. Um dia, eu fui
viajar com meu pai, para ver onde estava a terra
remendada com o céu. Nos íamos descendo o rio e
quando passaram alguns dias perguntei ao meu pai onde estava a terra remendada com o céu. Meu pai
me disse que não estava remendada a terra com o
céu. Que o mundo é muito grande e não tem fim ...



ANTOLOGIA da floresta: literatura selecionada e ilustrada pelos professores indígenas do Acre. Comissão Pro·índio do Acre.Rio de Janeiro: Multiletra, 1997.


1. Você deve ter conhecido o significado atribuído pelo autor a quase todas as palavras que ele usou. Faça uma lista daquelas que você não entendeu e procure o significado de cada uma no dicionário.
2. Faça uma ilustração (desenho) de como o autor pensava que era o sol, o mundo, a chuva, o céu e a noite.
3. A maneira que foi expressa a imaginação do autor tem relação com o universo atual? Explique.

4. Faça uma comparação de como era imaginado o sol, a lua e o céu com o universo que você sabe atual.
5- De um novo titulo para o texto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário