Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

texto: Formação da ferrugem

Formaçao do ferrugem
A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.
Para evitar que as máquinas, ferramentas e demais objetos feitos de ferro se decomponham por causa da oxidação é necessário evitar que o entrem em contato com o oxigênio, o que pode ser obtido através da pintura, ou cobertura da superfície de ferro com óleo ou outras substâncias lubrificantes, ou ainda através da mistura com metais de sacrifício.
Na formação da ferrugem, ocorre a oxidação do ferro e redução do oxigênio. A soma das duas equações leva à equação geral da formação da ferrugem:
Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)
O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio)
2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral da formação da ferrugem)
Geralmente o Fe(OH)2 (hidróxido de ferro II) é oxidado a Fe(OH)3 (hidróxido de ferro III), que é muitas vezes representado por Fe2O3 . 3H2O. A presença de ions em contato com o ferro facilita sua oxidação, por isso em regiões litorâneas (contêm maior concentração de sais) a ferrugem aparece com maior frequência.

O ferro em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem, que provoca, pouco a pouco, a deterioração da peça original.

Com a ferrugem o material atacado se deteriora facilmente, em regiões praianas há uma maior possibilidade de ocorrer a reação de oxido-redução, devido a grande quantidade de sais.
Para evitar a formação da ferrugem temos algumas soluções como:
1- Passar óleo na superfície do ferro;
2- Utilizar um material de sacrifício, que consiste em unir ao ferro outro metal que tenha maior facilidade de se oxidar, como por exemplo o magnésio.
3- Galvanização, que nada mais é que aplicar uma camada de zinco sobre a superfície do ferro;
4- Tratar a superfície do ferro com cromato de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário