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domingo, 1 de maio de 2022

Placas tectônicas: deriva continental e tectônica de placas . Texto com exercícios

 

                       Placas tectônicas: deriva continental e tectônica de placas

 

"Placas tectônicas são grandes blocos rochosos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.  Com base nestas evidências o cientista alemão Alfred Wegener (1880-1930) propôs que há milhões de anos os continentes poderiam estar unidos, formando um imenso continente que ele chamou Pangeia (do grego pan, “todo”, e gea, “Terra”). Ainda segundo Wegener, em um dado momento a Pangeia começou a se dividir em porções menores, que lentamente se movimentaram até a posição atual dos continentes. Essa ideia ficou conhecida como teoria da deriva continental.

A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

Teoria das Placas Tectônicas: Em 1913, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas,  que afirma que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.

As placas tectônicas movimentam-se em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra.  A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. Uma das hipóteses é a de que o calor que vem do núcleo da Terra aquece o manto: suas partes mais aquecidas ficam menos densas e sobem, enquanto as partes mais
frias descem. Dessa forma, criam-se correntes que movimentam lentamente as placas tectônicas sobre o manto. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção. Esse movimento convectivo transfere calor do núcleo (camada mais interna da Terra) para as camadas mais externas, provocando a movimentação das placas, levando à junção ou à separação dos continentes.

Movimentos das placas tectônicas: A movimentação das placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse deslocamento leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações e fenômenos que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e vulcões, terremotos e aglutinação ou separação dos continentes. O movimento de uma placa em relação à outra pode ser de afastamento ou de aproximação, ou então as placas simplesmente deslizam uma ao lado da outra. Ao longo de toda a história da Terra, porém, esse movimento mudou muito o aspecto do planeta, afastando e aproximando os continentes. Essa explicação sobre a movimentação dos continentes faz parte da teoria da tectônica de placas ou tectônica global, que afirma que a crosta da Terra é formada por placas em movimento. Essa teoria também explica o maior número de vulcões e terremotos em certos locais da Terra e a presença de fósseis e de rochas semelhantes em continentes diferentes, entre vários outros fenômenos.

O movimento das placas pode provocar muitas alterações no ambiente, incluindo a distribuição dos seres vivos na Terra. Em curto prazo, terremotos, vulcões e tsunamis podem destruir ou modificar o habitat das espécies. Ao longo de milhares ou milhões de anos, alterações no relevo e mudanças na latitude de uma região também podem afetar o clima. O encontro de dois continentes também coloca espécies em contato com novos competidores.

 

Formação de cadeias de montanhas – cordilheiras: Quando duas placas se chocam, por exemplo, suas margens podem ser comprimidas e erguidas, originando cadeias de montanhas (cordilheiras). supõe-se que foi assim que surgiram as cordilheiras dos Andes (no continente americano), dos Alpes europeus e do Himalaia (no continente asiático).

 

Terremotos e os tsunamis: Os tremores, ou vibrações, da superfície da Terra são chamados terremotos ou abalos sísmicos. Na maioria dos casos, esses tremores são muito fracos e só é possível percebê-los com o auxílio de aparelhos. Mas alguns tremores são fortes o suficiente para serem percebidos por nossos sentidos e podem até causar grandes danos a construções. Nesses casos, pode ser ouvido um barulho parecido com o de um trem subterrâneo, explosões ou algo se quebrando sob o solo. O chão começa a tremer violentamente e depois para, deixando um rastro de destruição. Em 2010, um terremoto atingiu o Chile, matando mais de 800 pessoas e deixando 20 mil pessoas desabrigadas. Desastre semelhante aconteceu no Japão, em 2011, além de provocar milhares de mortes, causou danos e consequente vazamento de radioatividade em usinas nucleares. Em 2017, um terremoto de grande intensidade atingiu o centro do México, pelo menos 224 pessoas morreram em consequência dos desabamentos.

Duas placas em movimento podem ficar presas uma à outra e, em determinado momento, a força acumulada entre elas pode vencer a resistência e liberar uma energia que é transmitida por “ondas de choque”, denominadas ondas sísmicas. Essas ondas se espalham pelas camadas de rocha e provocam os terremotos. Quando as ondas sísmicas ocorrem sob os oceanos, enormes massas de água podem ser deslocadas, provocando ondas gigantescas, chamadas tsunamis ou maremotos. Elas chegam a ter mais de 30 m de altura  e atingem velocidades de mais de 800 km/h.
        Não é possível prever com muita antecedência quando um terremoto irá acontecer. Mas há alguns sinais que ocorrem momentos antes de um grande terremoto, como os tremores localizados e a liberação de gases por vulcões. Em alguns países com grande número de terremotos, como o Japão, medidas preventivas são tomadas: as construções são projetadas para suportar ao máximo os abalos, há sistemas de alerta e a população recebe treinamento para se proteger durante emergências desse tipo. Como os terremotos podem ser seguidos de tsunamis, as pessoas que vivem na costa devem ser alertadas para que se desloquem até regiões mais altas, livres de inundação. Mesmo assim, terremotos e tsunamis são tragédias que podem provocar muitas mortes e destruição. Logo após o terremoto de 2011 no Japão, ocorreu um tsunami ao longo de sua costa, que causou 18 446 mortes e provocou o deslocamento de milhares de pessoas. A cidade de Natori, na província de Miyagi, foi uma das mais afetadas.

O Brasil fica no centro de uma placa tectônica, longe das regiões de encontro de
placas, por isso, os terremotos observados são de baixa intensidade, e em locais onde as placas tectônicas se encontram, existe maior chance de ocorrerem terremotos de alta intensidade e com maior frequência como Chile e japão.  No entanto, pequenos tremores podem ocorrer, com menor frequência, em regiões de falhas geológicas (rupturas) no interior das placas. A partir de 1900, surgiram as principais escalas de medição de intensidade de terremotos que conhecemos. A mais conhecida é a escala de Richter (ou escala Richter), desenvolvida pelo físico estadunidense Charles Francis Richter (1900-1985). Desde a criação da escala, o abalo de maior intensidade já registrado ocorreu em 1960, no Chile, e alcançou 9,5 pontos

Os vulcões: Quando as placas tectônicas chocam-se, ocorrendo o chamado movimento convergente, a placa mais densa afunda-se retornando ao manto e sofrendo fusão, enquanto a outra placa, ao sofrer pressão no sentido oposto, origina então dobras na crosta terrestre. Essas dobras dão origem a pequenas ilhas vulcânicas na chamada zona de subducção, formando os vulcões.

 

Na atualidade, há mais de 500 vulcões ativos no planeta Terra. A maior parte deles com atividades modestas, como expelir gases, cinzas e pequenas rochas por um período variável. No entanto, as grandes erupções também ocorrem, com relativa frequência. A todo momento, há, pelo menos, uma dezena de vulcões em erupção em algum ponto do globo. Um vulcão ativo é caracterizado pelas:

·                     Atividades iniciais – são as primeiras atividades de um vulcão antes de entrar em erupção ou não (há vulcões que ficam apenas nas atividades iniciais e adormecem sem ter entrado em erupção). São os pequenos tremores de terra, expulsão de gases e cinzas.

·                     Atividades rítmicas – São as atividades de ejeção e derramamento de lava. A expansão dos gases na cratera do vulcão causam explosões e projetam lava na atmosfera e na superfície.


Para responder as questões abaixo, leia o texto anexo:

 

1-        Marque a opção que está correta para a teoria da deriva continental, segundo Wegener:

 

(   ) em um dado momento, a Pangeia começou a se dividir em porções menores, que lentamente se movimentaram até a posição atual dos continentes.

(   ) em um dado momento, a Pangeia começou a se dividir em porções menores, que lentamente se uniram até a posição atual dos continentes.

(   ) em um dado momento, essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do interior da Terra.

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2-        Marque a opção que está correta para o que afirma a teoria das placas tectônicas:

 

(   ) essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas da crosta da Terra.

(  ) a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico.

(   ) em um dado momento, essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas da crosta da Terra.

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3-         Marque a opção que está correta para as alterações no ambiente provocadas pelos movimentos das placas :

 

(   ) distribuição dos seres vivos na Terra. Em curto prazo, terremotos, vulcões e tsunamis podem destruir ou modificar o habitat das espécies.

(   )  ao longo de milhares ou milhões de anos, alterações no relevo e mudanças na latitude de uma região mas sem afetar o clima.

(   ) o encontro de dois continentes, em curto prazo, terremotos, vulcões e tsunamis podem destruir sem causar modificações no habitat das espécies.

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4-        Quando duas placas se chocam, por exemplo, suas margens podem ser comprimidas e erguidas, originando cadeias de montanhas, supõe-se que foi assim que surgiram as dos Andes (no continente americano), dos Alpes europeus e do Himalaia (no continente asiático). Como é denominado essas cadeias de montanhas? _________________________

 

5-         São vibrações, da superfície da Terra, ou abalos sísmicos. Na maioria dos casos, esses tremores são muito fracos e só é possível percebê-los com o auxílio de aparelhos. Mas alguns tremores são fortes o suficiente para serem percebidos por nossos sentidos e podem até causar grandes danos a construções. Marque a opção que está correta para o nome dado à descrição acima:

 

(   ) tsunamis

(   ) vulcões

(   ) terremotos

(   ) maremotos

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6-         Quando as placas tectônicas chocam-se, ocorrendo o chamado movimento convergente, a placa mais densa afunda-se retornando ao manto e sofrendo fusão, enquanto a outra placa, ao sofrer pressão no sentido oposto, origina então dobras na crosta terrestre formando um fenômeno. Marque a opção que está correta para o nome dado à descrição acima:

 

(   ) tsunamis

(   ) vulcões

(   ) terremotos

(   ) maremotos

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7-         Quando as ondas sísmicas ocorrem sob os oceanos, enormes massas de água podem ser deslocadas, provocando ondas gigantescas, podem chegar a ter mais de 30 m de altura  e atingem velocidades de mais de 800 km/h. Marque a opção que está correta para o nome dado à descrição acima:

 

(   ) tsunamis

(   ) vulcões

(   ) terremotos

(   ) intemperismo

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8-          O contrário do que acontece em países como o Japão, ou o chile, os terremotos observados no Brasil, são em geral, de baixa intensidade, o que explica essa diferença?

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9-         No entanto, pequenos tremores podem ocorrer, com menor frequência, em regiões de falhas geológicas (rupturas) no interior das placas. A partir de 1900, surgiram as principais escalas de medição de intensidade de terremotos que conhecemos. A mais conhecida é a escala _____________.

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10-   Na atualidade, há mais de 500 vulcões ativos no planeta Terra. A todo momento, há, pelo menos, uma dezena de vulcões em erupção em algum ponto do globo. Um vulcão ativo é caracterizado pelas atividades iniciais e atividades rítmicas. Caracterize essas duas atividades.

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“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” Mahatma Gandhi

Boa prova !

 

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