Seguidores

domingo, 1 de maio de 2022

REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA / texto e exercícios

 

REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA

 

A diversidade de organismos vivos na Terra é impressionante, assim como a variedade de modos de vida e de reprodução. Os modelos reprodutivos dos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução assexuada e sexuada.

Na Reprodução assexuada,  não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental. Existem vários mecanismos de reprodução assexuada, a saber:

·         Divisão binária: também chamada de bipartição, fissão ou cissiparidade, é um modelo de reprodução em que um indivíduo divide-se ao meio, dando origem a um descendente idêntico. Esse processo de reprodução é comum em bactérias e protozoários.

·         Brotamento: Brotos surgem na superfície de um organismo e formam outro indivíduo. Esse broto pode soltar-se ou permanecer conectado ao organismo adulto, o que ocasiona a formação de colônias. A reprodução por brotamento ocorre em cnidários e algumas espécies de plantas.

·         Esporulação: No processo de reprodução por esporulação, são formadas células reprodutoras especializadas que são liberadas e germinam quando encontram um ambiente favorável. Essas células, denominadas de esporos, são capazes de gerar outro indivíduo. A produção de esporos é observada em fungosalgas e protozoários.

·         Fragmentação: um novo organismo forma-se a partir do fragmento de outro. Esse processo, comum em alguns invertebrados, pode ser observado, por exemplo, em planárias.

·         Propagação vegetativa: Semelhante à fragmentação, entretanto, é típica das plantas. Nesse processo, um pedaço de caule ou raiz é suficiente para dar origem a outro indivíduo. Como exemplo, temos a bananeira e a cana-de-açúcar.

·         Partenogênese: Nesse tipo de reprodução, o gameta feminino é capaz de se desenvolver sem precisar de um gameta masculino. Como exemplo, as abelhas e algumas espécies de peixesanfíbios e répteis.

Na Reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. Esse tipo de reprodução é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos. A reprodução sexuada consiste na união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem a um novo ser.

A reprodução é uma característica dos seres vivos. A partir dela, novos indivíduos são gerados e assegura-se a perpetuação das espécies. É por meio da reprodução que as informações genéticas são transmitidas entre as gerações. Cada indivíduo originado herda o material genético de seus progenitores.

Etapas da Reprodução Sexuada:  Produção dos gametas, nos animais, os gametas são formados durante a meiose nas gônadas masculinas e femininas. Em seres humanos, as gônadas masculinas são os testículos e produzem os espermatozoides. As gônadas femininas são os ovários e produzem os óvulos. A fecundação consiste na união entre o gameta feminino e masculino, originando o zigoto. Com isso, os descendentes apresentam características de cada progenitor.

A fecundação pode ser interna ou externa: No caso da fecundação externa, o encontro entre os gametas ocorre no exterior do corpo, ou seja, no ambiente. Nesse tipo de fecundação, as fêmeas depositam seus óvulos em ambiente aquático e o macho lança os seus espermatozoides. A união entre os gametas ocorre no ambiente. A fecundação externa ocorre em sapos e peixes. No caso da fecundação interna, o encontro entre os gametas ocorre dentro do organismo. Os gametas masculinos são colocados no interior do organismo feminino. Realizam fecundação interna, os mamíferos, aves e répteis. O ser humano realiza reprodução sexuada com fecundação interna. Após a fecundação, o zigoto sofre uma série de divisões e diferenciações, de acordo com o organismo, até originar um novo ser.

Reprodução Sexuada em Plantas: As plantas podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada. A reprodução sexuada caracteriza-se pela transferência de grãos de pólen para o sistema reprodutor das plantas, através da polinização.

principal diferença entre esse dois tipos é o fato de na reprodução assexuada os descendentes são originados de um único progenitor, assim, os descendentes são clones dos progenitores. Com isso, a reprodução assexuada não contribui para a variabilidade genética. 

 

Para responder as questões abaixo, leia o texto anexo:

 

1-    A diversidade de organismos vivos na Terra é impressionante, assim como a variedade de modos de vida e de reprodução. Os modelos reprodutivos dos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos de reprodução. Quais são eles? (1,0)

 

______________________ e ___________________________.

 

 

2-    Na Reprodução assexuada,  não há o envolvimento de gametas, nesse caso, existe apenas um único ser parental. Existem vários mecanismos de reprodução assexuada, numere a segunda coluna relacionando-a com a primeira: (3.0)

 

                         

 

(1) Divisão binária: 

 

(2) Brotamento:       

 

(3) Esporulação

 

(4) Fragmentação: 

 

(5) Partenogênese:

 

(6) Propagação vegetativa: 

(    ) é típica das plantas. Nesse processo, um pedaço de caule ou raiz é suficiente para dar origem a outro indivíduo. Como exemplo, temos a bananeira e a cana-de-açúcar.

 (   ) Nesse tipo de reprodução, o gameta feminino é capaz de se desenvolver sem precisar de um gameta masculino. Como exemplo, as abelhas e algumas espécies de peixesanfíbios e répteis.

 (     ) também chamada de bipartição, fissão ou cissiparidade,         é um modelo de reprodução em que um indivíduo divide-se ao meio, dando origem a um descendente idêntico, é comum em bactérias e protozoários.

(    ) brotos surgem na superfície de um organismo e formam outro indivíduo. Esse broto pode soltar-se ou permanecer conectado ao organismo adulto, ocorre em cnidários e algumas espécies de plantas.

(    ) são formadas células reprodutoras especializadas que são liberadas e germinam quando encontram um ambiente favorável, denominadas de esporos, são capazes de gerar outro indivíduo, é observada em fungosalgas e protozoários.

(    ) um novo organismo forma-se a partir do fragmento de outro. Esse processo, comum em alguns invertebrados, pode ser observado, por exemplo, em planárias.

 

                                  

3-  A variabilidade genética pode ser definida como a variedade de alelos (diferentes versões de um gene) que uma dada população apresenta. Essa variedade é responsável por determinar  diferentes características morfológicas e fisiológicas nos indivíduos. Qual o tipo de reprodução aumenta a variabilidade genética?  ( 1,0)           _________________________________

 

 

4-    Esse tipo de reprodução é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos, consiste na união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem a um novo ser. Marque a opção que está correta para o tipo de reprodução do enunciado acima : (1,0)

 

(   ) assexuada

(   ) brotamento

(   ) esporulação

(   ) sexuada

_______________________________________________________________________________

 

5-    Processo que consiste na união entre o gameta feminino e masculino, originando o zigoto. Com isso, os descendentes apresentam características de cada progenitor. Marque a opção que está correta para o processo descrito no enunciado acima : (1,0)

 

(   ) variabilidade genética

(   ) brotamento

(   ) fecundação

(   ) gônadas

_________________________________________________________________________________

 

6-    O encontro entre os gametas ocorre no exterior do corpo, ou seja, no ambiente. Nesse tipo de fecundação, as fêmeas depositam seus óvulos em ambiente aquático e o macho lança os seus espermatozoides. A união entre os gametas ocorre no ambiente. Este tipo de fecundação é : (1,0)

 

(   ) interna

(   ) cissiparidade

(   )  brotamento

(   ) externa

_______________________________________________________________________________

 

7-    O encontro entre os gametas ocorre dentro do organismo. Os gametas masculinos são colocados no interior do organismo feminino. Após a fecundação, o zigoto sofre uma série de divisões e diferenciações, de acordo com o organismo, até originar um novo ser. Este tipo de fecundação é : (1,0)

 

(   ) interna

(   ) binária

(   ) brotamento

(   ) externa

______________________________________________________________________________

 

8-    Qual a principal diferença entre os dois tipos de reprodução, a assexuada e sexuada nas plantas ? (1,0)

  _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” Mahatma Gandhi

Boa prova !

Nenhum comentário:

Postar um comentário