PROJETO – FEIRA CULTURAL : CIRCUITO DOS SENTIDOS
O “circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano, tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).
VISÃO
EXPLICAÇÃO: abordar
o processo de formação de imagens, explicando como os raios de luz refletidos
pelos objetos chegam até a retina, como as imagens chegam até o cérebro e que,
no cérebro, o objeto em foco é visto na posição correta e “reconhecido”.
EXPERIMENTOS:
Trazer experimentos sobre ilusão de ótica e “taumatrópios”. Esses objetos
trazem um cartão com imagens diferentes em cada um de seus lados. Exemplo: de
um lado coloca-se o desenho de um pássaro e do outro, uma gaiola. Coloca-se um
pedaço de barbante em cada lado desses cartões. Quando se gira rápido esses
barbantes, fazendo o cartão girar também, ocorre a “união” das imagens
inseridas em cada lado do cartão. A explicação para o que ocorre está
relacionada com um fenômeno chamado persistência da visão, que está relacionado
com a retina e a interpretação feita pelo cérebro.
PROJETO
– FEIRA CULTURAL
CIRCUITO
DOS SENTIDOS
O “circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano, tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).
AUDIÇÃO
EXPLICAÇÃO:
Abordar aspectos como: o órgão da audição e sua relação com o sistema nervoso;
a importância desse sentido para diferentes percepções de sons que traduzem o
ambiente; a audição e a comunicação e o porquê de deficientes visuais
apresentarem o sentido de audição mais desenvolvido; e a relação entre as
memórias sensoriais na identificação dos sons.
EXPERIMENTOS:com o
auxílio de um aparelho celular e fones de ouvido, tipos diferentes de sons serão
submetidos à interpretação das pessoas. Exemplos de alguns dos sons em formato
mp3 utilizados: acidente de carro, água borbulhando, chuva, tempestade. Cada pessoa
deverá adivinhar quais eram os sons que ela ouviu.
A segunda atividade sobre
audição teve início com a exposição de uma lista contendo nomes de diferentes
objetos, tais como: chaves, pedras, feijão, água e arroz. Então, o ouvinte será
vendado e objetos eram chacoalhados próximos a um de seus ouvidos, a fim de que
ele pudesse identifica-los apenas através de seu sentido auditivo.
PROJETO
– FEIRA CULTURAL 2018
CIRCUITO
DOS SENTIDOS
O
“circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano,
tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco
sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).
TATO
EXPLICAÇÃO:discutir
como o nosso corpo possui áreas mais sensíveis, ou seja, com maior quantidade
de terminações nervosas destinadas ao sentido do tato e como o nosso cérebro
utiliza o tato para ativar partes de nossa memória. Explorar conhecimentos
fisiológicos e anatômicos do corpo humano, correlacionandoas sensações do tato
com a resposta do nosso corpo através de impulsos elétricos e químicos
abordando, assim, a temática dossentimentos, como no caso de uma pessoa que ao
tocar um ursinho falou que tinha a sensação de carinho e prazer.
EXPERIMENTO:identificar um determinado objeto apenas a partir do toque, pois estavam de olhos vendados. Outra sugestão da atividade era utilizar objetos que despertassem nos alunos sentimentos de estranheza, medo, desconforto, entre outros, demonstrando como o nosso cérebro utiliza o tato para ativar partes de nossa memória. Como exemplo: um dos objetos era macarrão cozido, frio e molhado, que em contato com a pele de imediato causava repulsa e medo nos alunos que afirmaram posteriormente que achavam se tratar de minhocas ou algo semelhante. Pode-se utilizar uma caixa fechada com objetos dentro e um buraco por onde as pessoas colocarão a mão para identificar o que tem lá dentro.
PROJETO – FEIRA CULTURAL
CIRCUITO
DOS SENTIDOS
O
“circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano,
tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco
sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).
OLFATO
EXPLICAÇÃO:explicar
o processo de percepção do olfato, do momento em que a molécula do cheiro
atravessava as fossas nasais, até o impulso nervoso enviado ao cérebro.
Comentar a diferença que cada pessoa tem em seus sentidos, tendo uns mais
aguçados que outros.
EXPERIMENTO: uma
pessoa vendada deverá adivinhar cheiros diferentes que serão colocados próximos
a seu nariz, um de cada vez.
PROJETO
– FEIRA CULTURAL 2018
CIRCUITO
DOS SENTIDOS
O
“circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano,
tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco
sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).
PALADAR
EXPLICAÇÃO:entender
não somente os componentes do paladar (como língua e papilas gustativas), mas
como também fazer com que os eles conseguissem relacionar o paladar com outros
sentidos.Com as experiências será possível abordar e explicar que, de fato, o
“sabor” que identificamos nos alimentos é na verdade uma junção da percepção de
dois órgãos do sentido – paladar e olfato. E que quando um está comprometido o
outro pode se tornar menos apurado ou até mesmo não funcional, como acontece
quando estamos gripados e há um comprometimento das vias nasais dificultando a
identificação do gosto dos alimentos.
EXPERIMENTO:coloca-se alimentos nas respectivas regiões da língua da pessoa a fim de que a mesma identifique se o alimento era salgado, doce, amargo ou azedo. Em seguida, de modo aleatório, foram feitas combinações que dificultassem o acerto como, por exemplo, colocar um alimento doce na região que identifica o salgado. Nesse teste foi discutida a importância e função das papilas gustativas e o grau de sensibilidade delas quando em contado com os alimentos. O segundo teste busca explicar a correlação do paladar com o olfato. Desta forma, ao mesmo tempo em que uma pessoa cheira um brigadeiro, por exemplo, ela faz a degustação de um pedaço de cebola. Durante os primeiros segundos o aluno dizia estar comendo chocolate e quando o cheiro era retirado ele identificava o que de fato estava comendo. Outro teste parecido foi feito tampando o nariz da pessoa. Quando de nariz tampado apessoa não conseguia dizer nos primeiros instantes o que estava come
Nenhum comentário:
Postar um comentário