Seguidores

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

O surgimento e a evolução da Vida na Terra

 

O surgimento  e a evolução da Vida na Terra

 

A origem da vida  naTerra é um dos temas mais controversos e não totalmente resolvidos. Por isso, muitos se dedicaram a estudar e tentar explicar como surgiram os seres vivos no planeta.

As principais hipóteses são:

·                     Teoria criacionista: as diferentes formas de vida surgiram através da criação divina.

·                     Biogênese: um ser vivo só pode ser originado a partir de um ser vivo preexistente.

·                     Abiogênese: alguns tipos de materiais possuem um tipo de “princípio ativo” capaz de gerar vida.

·                     Panspermia: a vida na Terra foi trazida do espaço por meteoros e cometas.

·                     Evolução química: compostos simples presentes na Terra primitiva passaram por diversas reações e formaram compostos tão complexos ao ponto de conceber seres vivos. Essa é a hipótese mais aceita atualmente.

Geração Espontânea ou Abiogênese

A teoria da geração espontânea ou abiogênese admite, em essência, o aparecimento dos seres vivos a partir da matéria bruta de maneira contínua. Essa hipótese surgiu com Aristóteles, há mais de 2 000 anos.

Para Aristóteles e seus seguidores, a matéria bruta apresentava um “princípio ativo” responsável pela formação dos seres vivos quando as condições do meio fossem favoráveis.

O princípio ativo era o grande responsável pelo desenvolvimento de um novo organismo. A ideia da geração espontânea constituía a melhor forma de explicar as larvas que surgiam na carne crua exposta ao ar livre e de girinos que surgiam em poças de água.

Teoria da Biogênese

A teoria da biogênese admite que todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes.

Vários cientistas provaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo e contestaram a abiogênese. principais defensores da abiogênese foram: Jean Baptitste Van Helmot, Willian Harvey, René Descartes, Isaac Newton e John Needhan.

Os principais defensores da biogênese foram: Ernest Haeckel, Thomas Henry Hurley, Stanley Miller, Lázzaro Spallanzani, Francesco Redi e Louis Pasteur.

Analise e responda no caderno:

1. Há pessoas que pensam que o "bicho da goiaba" nasce espontâneamente da goiaba.Qual teoria sobre a origem da vida tem explicação semelhante a essa?

2) Relacione o pesquisador a descrição do seu experimento: "Colocou pedaços de carne em frascos, mantendo alguns abertos e outros cobertos por um tecido fino. Depois de alguns dias, observou que moscas entravam e saíam dos frascos abertos...".

 

A) Pasteur.

B) Redi.

C) Spallanzani.

D) Aristóteles.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário