Seguidores

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS


ESCOLA  ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO MARCIANO

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS

 As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas. As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a natureza da substância. Já as transformações químicas são tão intensas que alteram a composição do material, fazendo com que a transformação produza uma substância quimicamente diferente do que se tinha no início. “Reação química é uma transformação em que novas substâncias são formadas a partir de outras.

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

 Fenômeno é toda e qualquer transformação que a matéria (tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa) pode sofrer, independentemente se a sua composição foi ou não alterada. Quando pegamos uma folha de papel e simplesmente a rasgamos, modificamos seu formato e tamanho, mas ainda temos o papel. Porém, se essa folha for queimada, teremos modificação na sua composição. O exemplo do papel representa os dois tipos de fenômenos que a matéria pode sofrer. Vamos entendê-los melhor!

 FENÔMENOS FÍSICOS: São alterações sofridas pela matéria que não provocam nenhuma modificação na sua composição (substâncias que formam o material), ou seja, antes, durante e após a ocorrência de um fenômeno físico, as substâncias que constituem a matéria serão exatamente as mesmas. A substância que constitui a matéria não passa por transformação alguma. Sendo assim, sua forma, tamanho, aparência podem mudar, mas não sua composição.


Exemplo: Solidificação da água. A substância – no caso, a água – estava no estado líquido e passou para o estado sólido. Sua forma e tamanho mudaram, mas não os seus constituintes.

FENÔMENOS QUÍMICOS: São alterações sofridas pela matéria que provocam modificação na sua composição, ou seja, as substâncias que formam a matéria antes da ocorrência de um fenômeno químico são diferentes das substâncias que compõem a matéria após o fenômeno. Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases. É possível confirmar a origem de novas substâncias comparando-se as características apresentadas por produtos e reagentes.

 PRODUTO é a nova substância, enquanto REAGENTE é a substância que lhe dá origem, ou seja, a substância inicial. Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias. A fumaça e o calor produzidos em uma fogueira são evidências de que ocorreu uma transformação. As moléculas de gás carbônico que são liberadas, foram produzidas pela queima do carvão e pelo consumo de oxigênio do ar por meio da combustão. As transformações químicas diferenciam-se das transformações físicas pelo fato de que as transformações físicas apenas alteram estado e as substâncias continuam sendo as mesmas.



ANALISE E RESPONDA

 


 

4. Qual das opções abaixo apresenta uma situação em que ocorre reação química?

a) A água líquida sofre evaporação.

b) Um copo de vidro cai da mesa e se quebra.

c) Limalha de ferro é separada por atração magnética de uma mistura heterogênea.

d) O leite é esquecido fora da geladeira e azeda.

 

5.  Leia o texto abaixo e, usando seus conhecimentos, responda às perguntas a seguir.“Para iniciar o preparo de um bolo de maçã, uma dona de casa acendeu a chama de um forno a gás, usando fósforos. Em seguida, descascou e cortou as maçãs, acrescentando-as à mistura da massa já preparada, que foi levada para o forno preaquecido. Com o passar do tempo, o volume do bolo expandiu por causa do fermento adicionado e, após o período de cozimento, a dona de casa retirou o bolo para servir um lanche que seria acompanhado de um sorvete. Após o lanche, recolheu as sobras das maçãs, que estavam escurecendo, para descartá-las”.

 

a) Transcreva os trechos destacados no texto. Em seguida, explique quais são as características que os classificam como transformações químicas.

b) Qual é a principal diferença entre uma transformação química e uma transformação que não é classificada como química?

 

6. Escreva (F) para fenômeno físico e (Q) para fenômeno químico:

a) ( ) Desaparecimento das bolinhas de naftalina.

b) ( ) Descoramento de um tecido pela água sanitária.

c) ( ) Evaporação da água.

d) ( ) Formação de gelo dentro do refrigerador.

e) ( ) Apodrecimento de uma fruta madura.                         g)(  ) Digestão de alimentos.                                    

f) (  ) Aparecimento da ferrugem em um prego de aço.       h)(  ) Apodrecimento de uma fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário