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domingo, 19 de março de 2023

BREVE HISTORICO DA HEREDITARIEDADE- INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

 

Hipócrates:  acreditava que o homem transmitisse as características para os filhos por meio do esperma, e haveriam fluído similar, das mulheres, que formavam em todas as partes do corpo e eram levados até os órgãos reprodutivos , assim a semente proveniente dos olhos de uma pessoa geraria novos olhos na criança a ser formada, e a semente  do nariz formaria um novo nariz, e assim por diante. Se uma característica da criança como a cor do cabelo fosse igual somente de um dos pais, acreditava-se que ocorriam uma espécie de batalha no momento da concepção.

Aristóteles:  defendia a ideia de que os fluídos masculinos e femininos tinham diferentes contribuições a dar, o sêmen masculino determinaria a forma do bebê, enquanto o feminino, o sangue menstrual forneceria um material do qual a criança seria feita.

Anton Van Leeuwenhoek: descobriu a existência das células no esperma e deu o nome espermatozoide.

William Harvey: o inglês, estudando embriões de galinha, considerou que, também mamíferos devia haver um ovo presente no corpo da fêmea, com qual se encontraria o espermatozoide masculino. Somente quase 200 anos após os trabalhos de Harvey, foi observado o primeiro óvulo de mamífero em uma fêmea de cachorro.

Oscar Hertwing: 50 anos depois do trabalho de William Harvey , observou que a fertilização aconteceria pela união de um único espermatozoide com um único óvulo. Em meados do século XIX , claramente ficou estabelecido que os progenitores tanto nos animais como nos vegetais contribuíram para a hereditariedade,  por meio dos gametas que produziam, ainda assim, os resultados de cruzamentos promovidos pelo ser humano entre as plantas, ou entre os animais, não pareciam obedecer uma lógica, os descendentes muitas vezes eram parecidos com um dos progenitores, mas não com o outro, quando por exemplo, os filhos não se parecem com nenhum dos pais, ou, duas pessoas com olhos escuros tem um filho de olhos claros, parecia pular uma geração, e para certas características como no caso de um pai de cabelo liso e mãe de cabelo crespo, a criança nasceu com cabelos encaracolados,  parecia uma mistura entre as características, e isso confundiu os estudiosos ao analisar muitas características ao mesmo tempo e outros, não faziam qualquer registro científico dos resultados obtidos, dificultando a validação dos eventuais conclusões.

Gregor Mendel:  Apesar de muitas tentativas feitas e nenhuma proposta com explicação satisfatória até o final do século XIX, foi necessário o trabalho cuidadoso de Mendel,  que conhecia a necessidade de realizar  experimentos controlados mantendo os registros criteriosos dos seus resultados e a interpretação desse trabalho por outros cientistas, finalmente compreendido. Foi por meio de experiências no jardim de mosteiro em que vivia, que Mendel lançou as bases para compreensão moderna dos mecanismos da herança.  Ele escolheu ervilhas, porque as plantas produzem com certa rapidez, o que lhe permitiu analisar várias gerações em um tempo relativamente curto e mantinha absoluto controle sobre paternidade dos descendentes, que obtinha nos cruzamentos, em outras palavras ele tinha certeza de quem era os “pais” da “criança”. O motivo, foi por ocorrer autopolinização, portanto ele fazia autofecundação.

 

São termos usados na genética

Gene: a unidade básica da hereditariedade, cada gene se encontra em uma região específica do cromossomo chamado de “lócus”.

Alelos:  são modalidades de um gene, ou seja, diferentes formas sobre as quais ele se manifesta, cada caráter é condicionado por dois alelos.

Genótipo: é a constituição genética do indivíduo. Ex:  rr

Fenótipo: é a manifestação do genótipo, seja visível ou verificável, como liso ou rugoso ou tipo sanguíneo, algo não visível. o fenótipo depende do genótipo e das suas interações com fatores do ambiente. Ex: semente rugosa.

Dominante: alelo que condiciona o fenótipo, sendo homozigoto ou heterozigoto. Ex: R

Recessivo:  alelo que está em dose dupla para condicionar o fenótipo. Ex: r

Homozigoto: tem dois alelos iguais, para a características em questão. Ex: rr, RR

Heterozigoto: tem dois alelos diferentes para a características em questão. Rr

 

O fenótipo dominante não é necessariamente o mais numeroso na população, por outro lado os fenótipos recessivos não são obrigatoriamente ligados a doenças ou anomalias. Na espécie humana, por exemplo a polidactilia caracterizada pela presença de um dedo a mais nas mãos ou nos pés é causada por um alelo dominante.

Hereditariedade e contribuições de alguns cientistas

1-    Qual cientista contribui para a hereditariedade, com argumentos e ideias:

a-    Descobriu a existência das células no esperma e deu o nome espermatozoide: ________

b-    Estudou embriões de galinha, considerou que, também mamíferos devia haver um ovo presente no corpo da fêmea: ________

c-    Observou que a fertilização aconteceria pela união de um único espermatozoide com um único óvulo: ________

d-    Fez o trabalho cuidadoso e conhecia a necessidade de realizar experimentos controlados mantendo os registros criteriosos dos seus resultados: ________

e-    Defendia a ideia de que os fluídos masculinos e femininos tinham diferentes contribuições a dar: ________

f-     O sêmen masculino determinaria a forma do bebê, enquanto o feminino, o sangue menstrual forneceria um material do qual a criança seria feita: ________

g-    Lançou as bases para compreensão moderna dos mecanismos da herança: ________

h-    Ele escolheu ervilhas, porque as plantas produzem com certa rapidez: ________

i-      Acreditava que o homem transmitisse as características para os filhos por meio do esperma: ________

j-      A semente proveniente dos olhos de uma pessoa geraria novos olhos na criança a ser formada, e a semente do nariz formaria um novo nariz, e assim por diante: ________

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