Hipócrates: acreditava que o homem transmitisse as
características para os filhos por meio do esperma, e haveriam fluído similar,
das mulheres, que formavam em todas as partes do corpo e eram levados até os
órgãos reprodutivos , assim a semente proveniente dos olhos de uma pessoa
geraria novos olhos na criança a ser formada, e a semente do nariz formaria um novo nariz, e assim por diante.
Se uma característica da criança como a cor do cabelo fosse igual somente de um
dos pais, acreditava-se que ocorriam uma espécie de batalha no momento da concepção.
Aristóteles: defendia a ideia de que os fluídos masculinos
e femininos tinham diferentes contribuições a dar, o sêmen masculino
determinaria a forma do bebê, enquanto o feminino, o sangue menstrual
forneceria um material do qual a criança seria feita.
Anton Van Leeuwenhoek: descobriu a existência
das células no esperma e deu o nome espermatozoide.
William
Harvey:
o inglês, estudando embriões de galinha, considerou que, também mamíferos devia
haver um ovo presente no corpo da fêmea, com qual se encontraria o
espermatozoide masculino. Somente quase 200 anos após os trabalhos de Harvey,
foi observado o primeiro óvulo de mamífero em uma fêmea de cachorro.
Oscar
Hertwing:
50 anos depois do trabalho de William Harvey , observou que a fertilização
aconteceria pela união de um único espermatozoide com um único óvulo. Em meados
do século XIX , claramente ficou estabelecido que os progenitores tanto nos
animais como nos vegetais contribuíram para a hereditariedade, por meio dos gametas que produziam, ainda
assim, os resultados de cruzamentos promovidos pelo ser humano entre as plantas,
ou entre os animais, não pareciam obedecer uma lógica, os descendentes muitas
vezes eram parecidos com um dos progenitores, mas não com o outro, quando por
exemplo, os filhos não se parecem com nenhum dos pais, ou, duas pessoas com
olhos escuros tem um filho de olhos claros, parecia pular uma geração, e para
certas características como no caso de um pai de cabelo liso e mãe de cabelo
crespo, a criança nasceu com cabelos encaracolados, parecia uma mistura entre as características,
e isso confundiu os estudiosos ao analisar muitas características ao mesmo
tempo e outros, não faziam qualquer registro científico dos resultados obtidos,
dificultando a validação dos eventuais conclusões.
Gregor
Mendel: Apesar de muitas tentativas feitas e nenhuma
proposta com explicação satisfatória até o final do século XIX, foi necessário
o trabalho cuidadoso de Mendel, que
conhecia a necessidade de realizar
experimentos controlados mantendo os registros criteriosos dos seus
resultados e a interpretação desse trabalho por outros cientistas, finalmente compreendido.
Foi por meio de experiências no jardim de mosteiro em que vivia, que Mendel
lançou as bases para compreensão moderna dos mecanismos da herança. Ele escolheu ervilhas, porque as plantas
produzem com certa rapidez, o que lhe permitiu analisar várias gerações em um
tempo relativamente curto e mantinha absoluto controle sobre paternidade dos
descendentes, que obtinha nos cruzamentos, em outras palavras ele tinha certeza
de quem era os “pais” da “criança”. O motivo, foi por ocorrer autopolinização,
portanto ele fazia autofecundação.
São termos
usados na genética
Gene: a unidade básica da
hereditariedade, cada gene se encontra em uma região específica do cromossomo
chamado de “lócus”.
Alelos: são modalidades de um gene, ou seja,
diferentes formas sobre as quais ele se manifesta, cada caráter é condicionado
por dois alelos.
Genótipo: é a constituição
genética do indivíduo. Ex: rr
Fenótipo: é a manifestação do
genótipo, seja visível ou verificável, como liso ou rugoso ou tipo sanguíneo,
algo não visível. o fenótipo depende do genótipo e das suas interações com
fatores do ambiente. Ex: semente rugosa.
Dominante: alelo que condiciona
o fenótipo, sendo homozigoto ou heterozigoto. Ex: R
Recessivo: alelo que está em dose dupla para condicionar
o fenótipo. Ex: r
Homozigoto: tem dois alelos
iguais, para a características em questão. Ex: rr, RR
Heterozigoto: tem dois alelos
diferentes para a características em questão. Rr
O fenótipo dominante não é
necessariamente o mais numeroso na população, por outro lado os fenótipos
recessivos não são obrigatoriamente ligados a doenças ou anomalias. Na espécie
humana, por exemplo a polidactilia caracterizada pela presença de um dedo a mais
nas mãos ou nos pés é causada por um alelo dominante.
Hereditariedade
e contribuições de alguns cientistas
1- Qual
cientista contribui para a hereditariedade, com argumentos e ideias:
a- Descobriu
a existência das células no esperma e deu o nome espermatozoide: ________
b- Estudou
embriões de galinha, considerou que, também mamíferos devia haver um ovo
presente no corpo da fêmea: ________
c- Observou
que a fertilização aconteceria pela união de um único espermatozoide com um
único óvulo: ________
d- Fez o
trabalho cuidadoso e conhecia a necessidade de realizar experimentos
controlados mantendo os registros criteriosos dos seus resultados: ________
e- Defendia
a ideia de que os fluídos masculinos e femininos tinham diferentes
contribuições a dar: ________
f- O
sêmen masculino determinaria a forma do bebê, enquanto o feminino, o sangue
menstrual forneceria um material do qual a criança seria feita: ________
g- Lançou
as bases para compreensão moderna dos mecanismos da herança: ________
h-
Ele escolheu ervilhas, porque as plantas
produzem com certa rapidez: ________
i- Acreditava
que o homem transmitisse as características para os filhos por meio do esperma:
________
j-
A semente proveniente dos olhos de uma
pessoa geraria novos olhos na criança a ser formada, e a semente do nariz
formaria um novo nariz, e assim por diante: ________
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