Arquivo do blog

Seguidores

quinta-feira, 23 de março de 2023

PROJETO – FEIRA CULTURAL CIRCUITO DOS SENTIDOS

 

CIRCUITO DOS SENTIDOS

            O “circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano, tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). 

VISÃO 

EXPLICAÇÃO: abordar o processo de formação de imagens, explicando como os raios de luz refletidos pelos objetos chegam até a retina, como as imagens chegam até o cérebro e que, no cérebro, o objeto em foco é visto na posição correta e “reconhecido”.

EXPERIMENTOS: Trazer experimentos sobre ilusão de ótica e “taumatrópios”. Esses objetos trazem um cartão com imagens diferentes em cada um de seus lados. Exemplo: de um lado coloca-se o desenho de um pássaro e do outro, uma gaiola. Coloca-se um pedaço de barbante em cada lado desses cartões. Quando se gira rápido esses barbantes, fazendo o cartão girar também, ocorre a “união” das imagens inseridas em cada lado do cartão. A explicação para o que ocorre está relacionada com um fenômeno chamado persistência da visão, que está relacionado com a retina e a interpretação feita pelo cérebro. 

CIRCUITO DOS SENTIDOS

             O “circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano, tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).

 AUDIÇÃO

 

EXPLICAÇÃO: Abordar aspectos como: o órgão da audição e sua relação com o sistema nervoso; a importância desse sentido para diferentes percepções de sons que traduzem o ambiente; a audição e a comunicação e o porquê de deficientes visuais apresentarem o sentido de audição mais desenvolvido; e a relação entre as memórias sensoriais na identificação dos sons.

 EXPERIMENTOS:com o auxílio de um aparelho celular e fones de ouvido, tipos diferentes de sons serão submetidos à interpretação das pessoas. Exemplos de alguns dos sons em formato mp3 utilizados: acidente de carro, água borbulhando, chuva, tempestade. Cada pessoa deverá adivinhar quais eram os sons que ela ouviu.

A segunda atividade sobre audição teve início com a exposição de uma lista contendo nomes de diferentes objetos, tais como: chaves, pedras, feijão, água e arroz. Então, o ouvinte será vendado e objetos eram chacoalhados próximos a um de seus ouvidos, a fim de que ele pudesse identifica-los apenas através de seu sentido auditivo.

 


CIRCUITO DOS SENTIDOS

             O “circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano, tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).

 

TATO

 

EXPLICAÇÃO:discutir como o nosso corpo possui áreas mais sensíveis, ou seja, com maior quantidade de terminações nervosas destinadas ao sentido do tato e como o nosso cérebro utiliza o tato para ativar partes de nossa memória. Explorar conhecimentos fisiológicos e anatômicos do corpo humano, correlacionandoas sensações do tato com a resposta do nosso corpo através de impulsos elétricos e químicos abordando, assim, a temática dossentimentos, como no caso de uma pessoa que ao tocar um ursinho falou que tinha a sensação de carinho e prazer.

 EXPERIMENTO:identifica um determinado objeto apenas a partir do toque, pois estavam de olhos vendados. Outra sugestão da atividade era utilizar objetos que despertassem nos alunos sentimentos de estranheza, medo, desconforto, entre outros, demonstrando como o nosso cérebro utiliza o tato para ativar partes de nossa memória. Como exemplo: um dos objetos era macarrão cozido, frio e molhado, que em contato com a pele de imediato causava repulsa e medo nos alunos que afirmaram posteriormente que achavam se tratar de minhocas ou algo semelhante. Pode-se utilizar uma caixa fechada com objetos dentro e um buraco por onde as pessoas colocarão a mão para identificar o que tem lá dentro.

 

CIRCUITO DOS SENTIDOS

             O “circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano, tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).

 

OLFATO

 

EXPLICAÇÃO:explicar o processo de percepção do olfato, do momento em que a molécula do cheiro atravessava as fossas nasais, até o impulso nervoso enviado ao cérebro. Comentar a diferença que cada pessoa tem em seus sentidos, tendo uns mais aguçados que outros.

 EXPERIMENTO: uma pessoa vendada deverá adivinhar cheiros diferentes que serão colocados próximos a seu nariz, um de cada vez.

 

CIRCUITO DOS SENTIDOS

 

            O “circuito dos sentidos” busca estabelecer um ensino integrado do corpo humano, tratando de forma dinâmica o sistema nervoso e o funcionamento dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).

 PALADAR

EXPLICAÇÃO:entender não somente os componentes do paladar (como língua e papilas gustativas), mas como também fazer com que os eles conseguissem relacionar o paladar com outros sentidos.Com as experiências será possível abordar e explicar que, de fato, o “sabor” que identificamos nos alimentos é na verdade uma junção da percepção de dois órgãos do sentido – paladar e olfato. E que quando um está comprometido o outro pode se tornar menos apurado ou até mesmo não funcional, como acontece quando estamos gripados e há um comprometimento das vias nasais dificultando a identificação do gosto dos alimentos.

 

EXPERIMENTO:coloca-se alimentos nas respectivas regiões da língua da pessoa a fim de que a mesma identifique se o alimento era salgado, doce, amargo ou azedo. Em seguida, de modo aleatório, foram feitas combinações que dificultassem o acerto como, por exemplo, colocar um alimento doce na região que identifica o salgado. Nesse teste foi discutida a importância e função das papilas gustativas e o grau de sensibilidade delas quando em contado com os alimentos. O segundo teste busca explicar a correlação do paladar com o olfato. Desta forma, ao mesmo tempo em que uma pessoa cheira um brigadeiro, por exemplo, ela faz a degustação de um pedaço de cebola. Durante os primeiros segundos o aluno dizia estar comendo chocolate e quando o cheiro era retirado ele identificava o que de fato estava comendo. Outro teste parecido foi feito tampando o nariz da pessoa. Quando de nariz tampado apessoa não conseguia dizer nos primeiros instantes o que estava comendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário