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domingo, 19 de março de 2023

PROJETO SAÚDE E BEM ESTAR NA ESCOLA

 

ESCOLA  ESTADUAL-----


PROJETO SAÚDE E BEM ESTAR NA ESCOLA

 

PROFESSORES ORGANIZADORES:

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1.    Introdução

A realização de ações educativas de promoção da saúde e bem estar é uma idéia importante e que não pode ser esquecida. A escola atual não  é apenas um local onde se ensina matemática, biologia e línguas, mas também  um centro de multiplicação de informações sobre prevenção de acidentes, hábitos de higiene, abuso de drogas e outros temas de relevância.

É importante que o discente seja visto de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças. Ela representa qualidade de vida sendo uma resultante de fatores como: alimentação, moradia, transporte, acesso à educação, trabalho, lazer, saneamento básico, distribuição de renda, liberdade e bem estar físico e mental. Saúde vem da palavra latina “salute” que significa salvação, preservação da vida. Diz respeito à valorização da vida e à relação do ser humano com o meio ambiente. Neste projeto de saúde visamos trabalhar a alimentação saudável e prevenção de doenças.

 2.    Justificativa

O projeto “Saúde e Bem Estar na Escola” está sendo proposto pelos professores da Escola Estadual João Freitas Neto anexo São João da Vereda. A proposta visa realizar junto à comunidade escolar da referida escola, ações que incentive a prática regular de cuidados com a saúde e bem estar.

 3.    Objetivo Geral

Desenvolver ações de promoção da saúde e bem estar, que permitam entre outros, melhoria do rendimento escolar, recuperação da auto-estima e da auto-confiança e diminuição da incidência de gravidez precoce, uso e abuso de drogas ilícitas e licitas dentre outras situações de risco dentro e fora do ambiente escolar. Contando com a participação de profissionais de saúde (agentes de saúde) em atuação nos núcleos de saúde, em conjunto com professores e direção da escola, devem representar agentes multiplicadores de informações facilitando assim a adoção de estilos de vida saudáveis com repercussões positivas para toda a vida. Público alvo: Alunos, familiares dos alunos e comunidade local             representam a população a ser atendida pelo projeto.

 3.1.       Objetivos Específicos

·               Possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas  relacionadas às diversas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade;

·               Prestar     serviços    preventivos    de     saúde    pública a comunidade escolar;

·               Prestar serviços de orientação e educação;

·               Prestar    serviços    de    orientação    e direcionamento     de cidadania;

·               Promover a integração dos docentes com a comunidade escolar;

·               Proporcionar alternativas saudáveis à saúde escolar;

 4.    Metodologia

O “Projeto Sáude e Bem Esrtar na Escola” será desenvolvido por todos os docentes da referida escola, com ações a serem desenvolvidas   durante o período letivo de março a dezembro, seguindo o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola.

A primeira etapa a ser cumprida se refere à elaboração e reprodução do Projeto para ser encaminhado a cada um dos parceiros.

Na segunda etapa do “Projeto Saúde e Bem Estar na Escola” a equipe organizadora   fará contato com todos os possíveis parceiros.

A terceira e quarta etapas ocorrerão simultaneamente, pois tem objetivos semelhantes que é a sensibilização do público envolvido. A diferença entre essas duas etapas se diz apenas ao local e ao tipo dos dois públicos, pois o primeiro (gestores, professores e funcionários) estão presentes na Escola todos os dias, e o segundo grupo (comunidade em geral) vem à Escola, em um evento especial


A quinta etapa será executada pela comunidade escolar, docentes e convidados das entidades parceiras, que executarão diversas palestras e atividades na Escola, todas com a temática “Saúde e Bem Estar”. Nesse período, esperamos que a presença da comunidade de entorno da Escola.

5.    Resultados Esperados

·               Contribuir       com       aprendizagem       dos       educandos,principalmente no que diz respeito à saúde escolar;

·               Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que auxiliem nos processos de ensino aprendizagem dos educandos e professores;

·               Integrar a comunidades externa (pais, voluntários e demais interessados) a participar do cotidiano da escola;

·               Elaborar material      que    evidencie   as experiências na escola;

·               Realizar a inclusão social dos discentes, por meio de ações de cidadania

·               Facilitar a adoção de estilos de vida saudáveis com     repercussões positivas para toda a vida.

6.    ORGANIZAÇÃO DOS ESTANDES:

·         Preenchimento da ficha anamnese

·         Teste IMC

·         Teste circunferência cintura/quadril

·         Aferição da pressão arterial

·         Aferição da glicemia

·         Aferição da frequência cardíaca em repouso

·         Aferição da frequência cardíaca em exercícios

·         Alongamento corporal

·         Caminhada em grupo na comunidade

·         Relaxamento dos músculos

·         Degustação de lanche saudável: salada de frutas e suco Detox

 

 

7.    MATERIAIS NECESSÁRIOS:

·         Ficha anamnese

·         Aparelho de pressão arterial

·         Aparelho de glicemia

·         Tiras para glicemia

·         Agulhas destacáveis

·         Fita métrica

·         Balança

·         Sim

·         Alimentos saudáveis

8.    Considerações Finais

Escolas promotoras de saúde têm como objetivo a formação de adultos saudáveis habilitados a fazer pleno uso de seus potenciais. De acordo com esta concepção os programas de saúde desenvolvidos nas escolas têm fundamental importância, pois incentivam a aquisição de estilos de vida saudáveis. Estudos recentesmostram que a população de países desenvolvidos como os Estados Unidos, consideram mais importante a realização de palestras sobre ações educativas em saúde do que o ensino de história, ciências, matemática ou geografia. O Brasil ainda não tem essa idéia tão difundida mais as entidades educadoras têm procurado difundir ações de saúde e prevenção. A preocupação com a saúde escolar motivou, em 1994, a realização pelo CDC (Centers for Disease Controland Prevention) de um estudo sobre os Programas de Saúde desenvolvidos em escolas americanas. Ênfase foi dada à avaliação de programas ligados à prevenção do uso de drogas ilícitas e álcool, orientação nutricional, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) incluindo infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e orientação sobre atividades físicas. Observa- se que a informação fornecida pelos professores sobre tais assuntos ainda é aquém do desejado. É reconhecido ainda o importante papel da família e da comunidade como material humano de grande relevância na realização de ações promotoras de saúde nas escolas. A mudança de comportamento gerada a partir de informações obtidas na escola deve não somente atingir alunos, mas também seus familiares. Muitos membros da comunidade estão envolvidos com a multiplicação das informações adquiridas e acreditam que não é tarde para que pais e parentes dos alunos também recebam informações sobre diversos assuntos ligados à saúde.

O “Projeto Saúde e Bem Estar na Escola” vem tentando aprimorar-se a cada dia na busca da promoção de iniciativas sócio-educacionais relacionadas a saúde. Trata-se de uma iniciativa eficaz e com considerável impacto social. Porém muito ainda deve ser feito para que as ações educativas em saúde superem as atividades assistenciais permitindo assim que alunos adotem comportamentos e estilos de vida saudáveis.


Referências

Promoção da Saúde. Ministério da saúde. Brasília 2001.

SILVA, G.E.M.; TEIXEIRA, A.C.; LOPES, F.A.; SILVA, E.N. Educação em

Saúde nas Escolas: uma estratégia para redução dos riscos da exposição a agrotóxicos no município de Baldim/MG. Belo Horizonte: Anais do 8º Encontro de Extensão da UFMG. 7p.

Vasconcelos VM, Martins MC, Valdês MTM, Frota MA. Educação em saúde na escola: estratégia em enfermagem na prevenção da desnutrição infantil. Ciênccuid saúde. 2008; 7 (3):355-362.


Projeto adaptado, não é original do autor

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