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domingo, 19 de março de 2023

PROJETO: O LIXO NOSSO DE CADA DIA UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL

 

 

 

 

    ESCOLA ESTADUAL -----------------------------------------

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO: O LIXO NOSSO DE CADA DIA UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

1.    IDENTIFICAÇÃO

 

 

1.1         Título do Projeto: Conscientizar a população de educandos sobre o destino correto do lixo,

1.2         Período do projeto: março  a junho /2023

 

 

 

1.3         Responsáveis pela elaboração do Projeto:-----------------

 

 

1.4 .Responsáveis pela execução:

 

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1.5      Colaboradores do projeto: Todos os professores e funcionários da escola.

 

 

 

2          APRESENTAÇÃO

 

 

Tendo em vista, a necessidade de implementar açoes relacionadas ao descarte do lixo produzidos no município de joanésia, os professores dos conteúdos de Geografia e biologia, elaboraram propostas com visita técnica no local de depósito de lixo do município, implementando as habilidades do plano de curso propostos na base nacional comum(BNCC).

 

3    JUSTIFICATIVA

 

A produção de lixo vem aumentando de forma significativa em todo o planeta e o lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. O consumo exagerado e sem consciência de produtos descartáveis é imenso, e se com o intuito de ganhar mais tempo e também pela sua facilidade, porém, é a partir daí que se vê a necessidade da conscientização e educação das pessoas diante do lixo que cada um produz, a mudança de habito da população se faz necessária a fim de que se perceba que é através das nossa atitudes que os problemas são provocados ou solucionados. É possível perceber que a produção desordenada de lixo e o seu depósito inadequado promove um grave problema tanto ambiental quanto na saúde. Sendo assim, é necessário tomar medidas públicas visando melhorar a coleta dos resíduos e o seu respectivo armazenamento. Além disso, é preciso incentivar a prática da reciclagem e da reutilização por parte da população. Isso pode ser feito, com a realização de visita técnica juntamente com os alunos do Ensino médio (1º º ano) com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas, outra medida .

Uma das principais deficiências da população é a falta de informação sobre o reaproveitamento de resíduos recicláveis e também do uso dos resíduos orgânicos de forma sustentável. Por isso a importância em se criar mecanismos a fim de monitorar a geração de resíduos produzidos pelo homem, dando sua destinação correta, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais decorrentes deste processo em relação aos resíduos recicláveis e uma forma de sustentabilidade alimentar no que diz respeito aos resíduos orgânico.

Educação Ambiental, objetivando a compreensão dos benefícios e vantagens recebidas através do manejo e destino correto de resíduos recicláveis.

A proposta visa instruir a população para as diversas formas de reutilizar o lixo a fim de diminuir seu acumulo, fazendo com que sua separação seja valorizada em nossa comunidade, despertando uma visão crítica e reflexiva sobre noções de proteção ao meio ambiente, usando a separação como uma alternativa no processo de amenizar a pressão sobre os aterros sanitários, e garantir a reutilização de materiais que ainda podem ser uteis a sociedade, diminuindo também a exploração dos recursos naturais e degradação do meio ambiente também na extração da matéria prima.

Através das propostas deste projeto serão dadas as sugestões e orientações aos moradores através de palestras ministradas por profissionais competentes em local disponibilizado pelo município, orientando a comunidade a não poluir e degradar as vias públicas, ao correto manuseio dos diversos tipos de materiais recicláveis e orgânicos, evitando assim a proliferação de doenças, poluição do ar, das nascentes, mostrando a eles os benefícios de um consumo consciente e do destino correto que se dá aos resíduos sólidos.

 

4    OBJETIVOS

 

 

4.1.  Objetivo Geral:

Conscientizar e capacitar os educandos da E.E -----------, em relação a destinação final dos resíduos, propondo ações na redução, reutilização e separação do lixo, reciclagem e compostagem de forma sustentável.

 

4.2.  Objetivos Específicos:

 

4.2.1.   Qualificar os usuários a identificar os tipos de lixo, bem como compreender as formas de separação e destino para cada um, agregando conhecimento para resolver os problemas relacionados;

 

4.2.2.   Desencadear ações educativas à conscientização e a importância da separação e reciclagem, visando contribuir para desenvolvimento sustentável, de forma mais ampla diminuindo os impactos Ambientais;

 

4.2.3.   Orientar o local do destino correto de cada tipo de lixo com a distribuição das lixeiras e containers de lixo;

 

4.2.4.   Distinguir e amenizar os impactos ambientais causados no solo, água , ar, animais e o homem;

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5.  PÚBLICO-ALVO

 

O publico alvo serão os alunos e funcionários da escola .

 

6.  RESULTADOS ESPERADOS

 

A conscientização e contribuição dos alunos e da escola é de grande importância, pois aprender selecionar e a dar o destino correto ao lixo trará inúmeros resultados positivos, proporcionando o bem estar local e ao meio ambiente, assim terrão consciência de todos os problemas provocados pelo lixo.

A reutilização de materiais recicláveis é impossibilitado pelo fato das pessoas não separarem o lixo reciclável do lixo orgânico, sendo esse um dos motivos do acumulo de lixo nos lixões e diminuição de sua vida útil, desta forma a eficiência deste processo depende da disposição das pessoas, que ocorrerá somente se houver uma conscientização prévia.

Com a proposta desse projeto esperamos obter resultados positivos em relação conscientização, destinação e produção de lixo como:

-   Conscientização sobre o consumismo;

 

-   A mudança do hábito dos alunos diante da reutilização dos matérias recicláveis;

 

-A forma correta de separação e armazenagem do lixo para reciclagem;

 

-   Meio ambiente, escola e ruas limpas;

 

-Diminuição e a prevenção de riscos na saúde pública;

 

-A diminuição e a prevenção de impactos ambientais;

 

-A diminuição e a prevenção da exploração dos recursos naturais;

 

Promovendo essas ações possivelmente ocorrerá a diminuição de gastos dentre eles na limpeza das ruas, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros sanitários, na remediação de áreas degradadas, com a energia elétrica, dinheiro este que poderá ser investido em outras ações públicas que tragam benefícios a comunidade.

Com a prática da reciclagem as pessoas conseguem ver resultados imediatos de sua ações, na busca pelo desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente, promovendo a expansão deste compromisso às pessoas à sua volta e também a elas mesmas, contribuindo sempre na resolução deste, e até de outros problemas da comunidade e também do mundo.

Nosso papel neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos. Não é possível reciclar em quantidades significativas se não houver, dentro de nossas casas, empresas e outros estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais.


 

Preservar o meio ambiente depende da sociedade num todo, tendo consciência e a participação das pessoas para resolver o problema, incentivar cada um a conhecer e fazer sua parte, entre elas: evitar desperdício de água, luz e consumos desnecessários, fazer seleção dos materiais reutilizáveis, adquirir produtos de empresas preocupadas com o meio ambiente, essas são algumas ações que podem ajudar na diminuição da produção de lixo e na preservação do meio ambiente.

 

- CATADORES DE LIXO - O catador ou coletor de material reciclável é o profissional que cata, seleciona e vende materiais recicláveis como papel, papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais reaproveitáveis. Ele pode trabalhar de forma autônoma ou em cooperativas, com outros catadores, passando em condomínios e empresas em determinados horários do dia e da semana, para recolher os materiais, que posteriormente serão separados por itens e vendidos a empresas ou cooperativas de reciclagem. Para exercer o ofício não é exigida escolaridade ou formação profissional. Nas cooperativas de trabalhadores é possível ter acesso a diversos tipos de treinamento, tais como cursos de segurança no trabalho, meio ambiente, dentre outros. O trabalho é exercido a céu aberto, em horários variados e o trabalhador é exposto a variações climáticas, a riscos de acidente na manipulação do material, a acidentes de trânsito e, muitas vezes, à violência urbana. Nas cooperativas existem especializações do trabalho que tendem a aumentar o número de postos, como os de separador, triador e enfardador de sucatas. Que tem como as principais atividades de: coletar, transportar, separar os materiais, pesagem, empacotar.

 

7.  METODOLOGIA

 

Para que o projeto obtenha  êxito, será necessário colocar em prática o projeto e para que isso aconteça, mobilizar os educandos e mostrar a importância que devemos dar ao meio ambiente e ao nosso lixo de cada dia, que se dará através das palestras de conscientização, da aquisição das lixeiras e containers, ensinar a forma correta de separação e suas vantagens, que podem ser também uma fonte de renda na questão do reciclável e no orgânico a produção do alimento de forma saudável.

O  propósito é adotar algumas estratégias para alcançar os objetivos:

1-    Distribuir lixeiras de coleta seletiva e containers para que a população separe e deposite corretamente o lixo cada qual em seu lugar;

2-   Incentivar através de práticas e atitudes pessoais para um melhor descarte do lixo, levando em conta os critérios da coleta seletiva, reciclagem, reutilização e principalmente redução do consumo;

3-  Realizar seminário sobre a destinação correta do lixo e coleta seletiva;

4-  Fazer trabalhos de conscientização nas escolas com apresentação da visita técnica.

 

8.     ORÇAMENTO DO PROJETO ESTIMATIVAS DE ORGANIZAÇÃO:

-   Requisição de ônibus para transporte dos alunos (55 alunos);

-   Data prevista para visita técnica: ----------------

-   Horário de saída: -----------

-   Horário de retorno: ------------

-   Data prevista para culminância: --------------

-   Substituição das aulas dos professores responsáveis e envolvidos no dia da visita técnica.

-   Disponibilização e organização dos recursos de mídias ( Tv Smarth, data show, microfone, telão, notbook, junto à organização do refeitório para apresentação no 5º horário no turno matutino e 3º horário do turno vespertino.

-           Público alvo: todos os alunos e funcionários da escola.

 

9.   AVALIAÇÃO

 

A avaliação será por meio de apresentação, debates, roda de conversas, participação e formulários.

 

10.  REFERÊNCIAS

 

 

http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-sociais-aplicadas/especializacao-5/830-o-lixo-nosso-de-cada-dia-uma-atitude-sustentavel-no-municipio-de-coronel-martins/file

 

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