ESCOLA ESTADUAL -----------------------------------------
PROJETO: O LIXO NOSSO DE CADA DIA UMA ATITUDE
SUSTENTÁVEL
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1
Título do Projeto: Conscientizar a população de educandos sobre o destino correto
do lixo,
1.2
Período do
projeto: março
a junho /2023
1.3
Responsáveis
pela elaboração do Projeto:-----------------
1.4 .Responsáveis pela execução:
------------------------------------------
1.5
Colaboradores
do projeto: Todos os professores e funcionários da escola.
2
APRESENTAÇÃO
Tendo em
vista, a necessidade de implementar açoes relacionadas ao descarte do lixo produzidos
no município de joanésia, os professores dos conteúdos de Geografia e biologia,
elaboraram propostas com visita técnica no local de depósito de lixo do
município, implementando as habilidades do plano de curso propostos na base
nacional comum(BNCC).
3 JUSTIFICATIVA
A produção de
lixo vem aumentando de forma significativa em todo o planeta e o lixo
é o
maior causador da degradação do meio ambiente
e pesquisas indicam
que cada ser humano produz, em média,
1 quilo de lixo por dia. O consumo exagerado
e sem consciência de produtos descartáveis é imenso, e se dá com o intuito de ganhar mais tempo e também pela sua facilidade, porém, é a partir daí que se
vê a necessidade da conscientização e educação das pessoas diante do
lixo que cada um produz, a mudança de habito da população se faz necessária a
fim de que se perceba que é através
das nossa atitudes que os problemas são provocados ou solucionados. É
possível perceber que a produção desordenada de lixo e o seu depósito
inadequado promove um grave problema tanto
ambiental quanto na saúde. Sendo
assim, é necessário tomar medidas públicas visando melhorar a coleta dos resíduos e
o seu respectivo armazenamento. Além disso, é preciso
incentivar a prática da reciclagem e da reutilização por parte da população. Isso pode ser feito,
com a realização de visita
técnica juntamente com os alunos do Ensino médio (1º º ano) com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas, outra medida .
Uma das
principais deficiências da população é a falta de informação sobre o
reaproveitamento de resíduos recicláveis e também do uso dos resíduos orgânicos
de forma sustentável. Por isso a importância em se criar mecanismos a fim de
monitorar a geração de resíduos produzidos pelo homem, dando sua destinação correta,
com o objetivo de minimizar os impactos ambientais decorrentes deste processo
em relação aos resíduos recicláveis e uma forma de sustentabilidade alimentar
no que diz respeito aos resíduos orgânico.
Educação
Ambiental, objetivando a compreensão dos benefícios e vantagens recebidas através do manejo e destino correto de resíduos recicláveis.
A proposta
visa instruir a população para as diversas formas de reutilizar o lixo a fim de diminuir
seu acumulo, fazendo
com que sua separação seja valorizada em nossa comunidade, despertando uma visão crítica
e reflexiva sobre noções de proteção ao meio ambiente, usando a separação
como uma alternativa no processo de amenizar a pressão sobre os aterros
sanitários, e garantir a reutilização de materiais que ainda podem ser uteis a sociedade, diminuindo também a
exploração dos recursos naturais e degradação do meio ambiente também na
extração da matéria prima.
Através das
propostas deste projeto serão dadas as sugestões e orientações aos moradores
através de palestras ministradas por profissionais competentes em local
disponibilizado pelo município, orientando a comunidade a não poluir e degradar
as vias públicas, ao correto manuseio dos diversos tipos de materiais
recicláveis e orgânicos, evitando assim a proliferação de doenças, poluição do
ar, das nascentes, mostrando a eles os benefícios de um consumo consciente e do
destino correto que se dá aos resíduos sólidos.
4 OBJETIVOS
4.1. Objetivo Geral:
Conscientizar e capacitar os educandos da E.E -----------, em relação a destinação final dos resíduos, propondo ações na redução, reutilização e separação do lixo, reciclagem e compostagem de
forma sustentável.
4.2. Objetivos Específicos:
4.2.1.
Qualificar os usuários a identificar os tipos
de lixo, bem como compreender as formas de separação e destino para cada um,
agregando conhecimento para resolver os problemas relacionados;
4.2.2.
Desencadear ações educativas à conscientização
e a importância da separação e reciclagem, visando contribuir para desenvolvimento sustentável, de forma mais ampla
diminuindo os impactos Ambientais;
4.2.3.
Orientar o local do destino
correto de cada tipo de lixo
com a distribuição das lixeiras
e containers de lixo;
4.2.4.
Distinguir e amenizar os impactos ambientais
causados no solo, água , ar, animais e o homem;
--
5. PÚBLICO-ALVO
O publico alvo
serão os alunos e funcionários da escola .
6. RESULTADOS ESPERADOS
A conscientização e contribuição dos alunos
e da escola é de grande importância, pois aprender selecionar e a dar o destino correto ao lixo trará
inúmeros resultados positivos, proporcionando o bem estar local e ao meio ambiente, assim terrão
consciência de todos os problemas provocados pelo lixo.
A reutilização
de materiais recicláveis é impossibilitado pelo fato das pessoas não separarem
o lixo reciclável do lixo orgânico, sendo esse um dos motivos do acumulo de
lixo nos lixões e diminuição de sua vida útil, desta forma a eficiência deste
processo depende da disposição das pessoas, que ocorrerá somente se houver uma
conscientização prévia.
Com a proposta
desse projeto esperamos obter resultados positivos em relação conscientização,
destinação e produção de lixo como:
- Conscientização
sobre o consumismo;
- A mudança do
hábito dos alunos diante da reutilização dos matérias recicláveis;
-A forma correta de separação
e armazenagem do lixo para reciclagem;
- Meio
ambiente, escola e ruas limpas;
-Diminuição e a prevenção de
riscos na saúde pública;
-A diminuição e a prevenção
de impactos ambientais;
-A diminuição e a prevenção
da exploração dos recursos naturais;
Promovendo
essas ações possivelmente ocorrerá a diminuição de gastos dentre eles na
limpeza das ruas, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na
construção de aterros sanitários, na remediação de áreas degradadas, com a energia
elétrica, dinheiro este que poderá ser investido em outras ações
públicas que tragam benefícios a comunidade.
Com a prática
da reciclagem as pessoas conseguem ver resultados imediatos de sua ações, na
busca pelo desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente,
promovendo a expansão deste compromisso às pessoas à sua volta e também a elas
mesmas, contribuindo sempre na resolução deste, e até de outros problemas da
comunidade e também do mundo.
Nosso papel
neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos. Não é possível reciclar
em quantidades significativas se não houver,
dentro de nossas
casas, empresas e outros
estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais.
Preservar o meio ambiente
depende da sociedade num todo, tendo consciência e a participação das pessoas
para resolver o problema, incentivar cada um a conhecer e fazer sua parte,
entre elas: evitar desperdício de água, luz e consumos desnecessários, fazer
seleção dos materiais reutilizáveis, adquirir
produtos de empresas
preocupadas com o meio ambiente,
essas são algumas ações que podem ajudar na diminuição da produção de
lixo e na preservação do meio ambiente.
- CATADORES DE LIXO - O catador ou coletor de material reciclável é o
profissional que cata, seleciona e vende materiais recicláveis como papel,
papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais
reaproveitáveis. Ele pode trabalhar de forma autônoma ou em cooperativas, com outros catadores, passando em condomínios e empresas em determinados horários do dia e da semana, para recolher os materiais, que posteriormente serão separados por itens e vendidos a empresas ou cooperativas de reciclagem. Para exercer o ofício
não é exigida escolaridade ou formação profissional. Nas cooperativas de
trabalhadores é possível ter acesso a diversos tipos de treinamento, tais como
cursos de segurança no trabalho, meio ambiente, dentre outros. O trabalho é
exercido a céu aberto, em horários variados e o trabalhador é exposto a
variações climáticas, a riscos de acidente na manipulação do material, a
acidentes de trânsito e, muitas vezes, à violência urbana. Nas cooperativas
existem especializações do trabalho
que tendem a aumentar o número de postos, como os de separador,
triador e enfardador de sucatas. Que tem como as principais atividades de:
coletar, transportar, separar os materiais, pesagem, empacotar.
7. METODOLOGIA
Para que o
projeto obtenha êxito, será necessário colocar
em prática o projeto e para que isso aconteça, mobilizar os educandos e mostrar
a importância que devemos dar ao meio ambiente e ao nosso lixo de cada dia, que
se dará através das palestras
de conscientização, da aquisição das lixeiras e containers, ensinar
a forma correta de separação
e suas vantagens, que podem ser também uma fonte de renda na questão do
reciclável e no orgânico a produção do alimento de forma saudável.
O propósito é adotar algumas estratégias para
alcançar os objetivos:
1- Distribuir
lixeiras de coleta seletiva e containers para que a população separe e deposite
corretamente o lixo cada qual em seu lugar;
2- Incentivar
através de práticas e atitudes pessoais para um melhor descarte do lixo,
levando em conta os critérios da coleta seletiva, reciclagem, reutilização e
principalmente redução do consumo;
3- Realizar
seminário sobre a destinação correta do lixo e coleta seletiva;
4- Fazer
trabalhos de conscientização nas escolas com apresentação da visita técnica.
8.
ORÇAMENTO
DO PROJETO ESTIMATIVAS DE
ORGANIZAÇÃO:
-
Requisição de ônibus para
transporte dos alunos (55 alunos);
-
Data prevista para visita
técnica: ----------------
-
Horário de saída: -----------
-
Horário de retorno: ------------
-
Data prevista para culminância: --------------
-
Substituição das aulas dos
professores responsáveis e envolvidos no dia da visita técnica.
-
Disponibilização e organização
dos recursos de mídias ( Tv Smarth, data show, microfone, telão, notbook, junto
à organização do refeitório para apresentação no 5º horário no turno matutino e
3º horário do turno vespertino.
-
Público alvo: todos os alunos e
funcionários da escola.
9.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será por meio de apresentação, debates, roda de conversas, participação e formulários.
10. REFERÊNCIAS
http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-sociais-aplicadas/especializacao-5/830-o-lixo-nosso-de-cada-dia-uma-atitude-sustentavel-no-municipio-de-coronel-martins/file
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