Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 19 de março de 2023

A evolução dos modelos atômicos

 

A evolução dos modelos atômicos:

 

Na Ciência, e especialmente na Química, é comum o uso de modelos para representar algo que não conseguimos ver ou ter acesso direto. É o caso do átomo. Diversos modelos foram  propostos para explicar o que é e como é um átomo. Os modelos atômicos são baseados em teorias experimentais para explicar o surgimento dos átomos, mas esses modelos não existem na natureza, eles são usados ​​apenas para explicar as razões do fenômeno.

1-                               Modelo atômico de Dalton: O cientista inglês John Dalton (1766-1844) propôs, em 1808, o primeiro modelo atômico moderno, que ficou conhecido como “modelo da bola de bilhar”. Essa teoria atômica indicava que os átomos eram esferas maciças ( não oco), indivisíveis e indestrutíveis. O modelo não levava em consideração a existência de cargas nos átomos.

2-                               Modelo atômico de Thomson: Em 1987,o físico Joseph John Thomson (1856-1940), conseguiu identificar, durante seus experimentos, uma partícula de carga negativa que fazia parte dos átomos. Essa partícula foi denominada elétron. Dessa maneira, propôs um novo modelo científico para o átomo que ficou conhecido como “modelo do pudim de passas”. Segundo ele, o átomo seria uma esfera uniforme de carga positiva repleta de pequenas partículas negativas. A interação entre essas cargas garantia que o átomo fosse eletricamente neutro.

3-                               Modelo atômico de Rutherforf-Bohr: Cerca de 15 anos depois, Ernest Rutherford (1871-1937), após a realização de um experimento com o elemento radioativo polônio, foi o primeiro a propor uma visão não maciça do átomo. Segundo ele o átomo é constituído por um núcleo formado por cargas positivas (prótons), e uma espécie de nuvem de elétrons (negativos) ao redor desse núcleo. Esse modelo ficou conhecido como “Modelo sistema planetário”. Posteriormente, o físico Niels Bohr (1885-1962) aperfeiçoou o modelo, propondo que os elétrons não estavam apenas girando em torno do núcleo, mas possuíam níveis e subníveis que garantiam a estabilidade do átomo. O modelo atômico de Rutherford-Bohr que é muito utilizado para fins didáticos é a união dos estudos feitos pelos cientistas Rutherford e Bohr separadamente. Os cientistas não trabalharam juntos. Observação: Também realizando experimentos com material radioativo, em 1932, o físico James Chadwick (1891-1974) descobriu a existência no núcleo de partículas sem carga elétrica: os nêutrons.

Atividades:

1-                               Como Demócrito e Leucipo basearam-se em experimentos científicos para propor a teoria atômica?

R- Sim, dividindo os átomos em partículas cada vez menores.

 2-     Por que essas ideias sobre as estruturas dos átomos são modelos?

 R- Os modelos atômicos são baseados em teorias experimentais para explicar o surgimento dos átomos, mas esses modelos não existem na natureza, eles são usados ​​apenas para explicar as razões do fenômeno.

 3-     Qual a diferença entre o modelo atômico proposto por Thomson e por Rutherford?

 

4-      Qual modelo caracteriza:

a-  Modelo sistema planetário:

b-  Modelo pudim de passas:

c-  Modelo da bola de bilhar:

 

5-     Qual modelo é utilizado para fins didáticos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário