ESCOLA
PROJETO SAÚDE E BEM ESTAR NA ESCOLA
PROFESSORES ORGANIZADORES:
1.
Introdução
A realização de ações educativas de promoção
da saúde e bem estar é uma idéia importante e que não pode ser esquecida. A escola atual não
é
apenas um local onde se ensina matemática, biologia e línguas, mas também um centro de multiplicação de informações sobre prevenção de acidentes, hábitos de higiene, abuso de drogas
e outros temas de relevância.
É importante que o discente seja visto
de forma integral uma vez que o aspecto
biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer
dizer mais do que ausência de doenças.
Ela representa qualidade de vida sendo uma resultante de fatores como: alimentação, moradia, transporte,
acesso à educação, trabalho, lazer, saneamento básico,
distribuição de renda, liberdade e bem estar físico e mental. Saúde vem da palavra latina “salute” que significa salvação,
preservação da vida. Diz respeito à valorização da vida e à relação do
ser humano com o meio ambiente.
Neste projeto de saúde visamos trabalhar a alimentação saudável e prevenção de
doenças.
O projeto “Saúde e Bem Estar na Escola”
está sendo proposto pelos professores da Escola Estadual João Freitas Neto
anexo São João da Vereda. A proposta visa realizar junto à comunidade escolar
da referida escola, ações que incentive a prática regular
de cuidados com a saúde e bem estar.
Desenvolver ações de promoção da saúde e
bem estar, que permitam entre outros,
melhoria do rendimento escolar, recuperação da
auto-estima e da auto-confiança e diminuição da incidência de gravidez precoce,
uso e abuso de drogas
ilícitas e licitas dentre outras situações de risco
dentro e fora do ambiente
escolar. Contando com a participação de profissionais de
saúde (agentes de saúde) em atuação nos núcleos de saúde, em conjunto com professores e direção da escola, devem
representar agentes multiplicadores de
informações facilitando assim a adoção de estilos de vida saudáveis com repercussões positivas para toda a vida. Público alvo: Alunos, familiares
dos alunos e comunidade local representam a população a ser atendida pelo projeto.
·
Possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas relacionadas às diversas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade;
·
Prestar serviços preventivos de saúde pública
a comunidade escolar;
·
Prestar serviços de orientação e educação;
·
Prestar serviços de orientação e direcionamento de cidadania;
·
Promover a integração dos docentes com a comunidade escolar;
·
Proporcionar alternativas saudáveis
à saúde escolar;
O “Projeto Sáude e Bem Esrtar na Escola” será desenvolvido por todos
os docentes da referida escola, com ações a serem desenvolvidas durante o período letivo de março a dezembro,
seguindo o Projeto
Político-Pedagógico (PPP) da Escola.
A primeira etapa a ser cumprida se refere à elaboração e reprodução
do Projeto para ser encaminhado a cada um dos parceiros.
Na segunda etapa do “Projeto Saúde e Bem
Estar na Escola” a equipe organizadora fará contato com todos os possíveis parceiros.
A terceira e quarta etapas ocorrerão simultaneamente, pois tem objetivos semelhantes que é a
sensibilização do público envolvido. A diferença entre essas duas etapas se diz apenas
ao local e ao tipo dos dois públicos, pois o primeiro
(gestores, professores e funcionários) estão presentes na Escola
todos os dias, e o segundo grupo (comunidade em geral) vem à Escola, em um evento especial
A quinta etapa será executada pela comunidade escolar, docentes e convidados das entidades parceiras, que executarão diversas
palestras e atividades na Escola, todas com a temática “Saúde e Bem Estar”. Nesse período, esperamos que a presença da comunidade
de entorno da Escola.
5.
Resultados Esperados
·
Contribuir com aprendizagem dos educandos,principalmente no que diz respeito
à saúde escolar;
·
Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que auxiliem nos processos de ensino aprendizagem dos educandos e professores;
·
Integrar a comunidades externa (pais, voluntários e demais interessados) a participar do cotidiano da escola;
·
Elaborar material que evidencie as
experiências na escola;
·
Realizar a inclusão social dos discentes,
por meio de ações
de cidadania
·
Facilitar a adoção de estilos de vida saudáveis com repercussões positivas para toda a vida.
6.
ORGANIZAÇÃO DOS ESTANDES:
·
Preenchimento da ficha anamnese
·
Teste IMC
·
Teste circunferência cintura/quadril
·
Aferição da pressão arterial
·
Aferição da glicemia
·
Aferição da frequência cardíaca em
repouso
·
Aferição da frequência cardíaca em exercícios
·
Alongamento corporal
·
Caminhada em grupo na comunidade
·
Relaxamento dos músculos
·
Degustação de lanche saudável: salada de
frutas e suco Detox
7.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
·
Ficha anamnese
·
Aparelho de pressão arterial
·
Aparelho de glicemia
·
Tiras para glicemia
·
Agulhas destacáveis
·
Fita métrica
·
Balança
·
Sim
·
Alimentos saudáveis
8.
Considerações Finais
Escolas promotoras de saúde têm como
objetivo a formação de adultos saudáveis habilitados a fazer pleno
uso de seus potenciais. De acordo com esta concepção
os programas de saúde desenvolvidos nas escolas têm fundamental importância, pois incentivam a aquisição de estilos de vida saudáveis. Estudos recentesmostram que a população
de países desenvolvidos como os Estados
Unidos, consideram mais importante a realização
de palestras sobre ações educativas em saúde do que o ensino de história, ciências, matemática ou
geografia. O Brasil ainda não tem essa idéia
tão difundida mais as entidades educadoras têm procurado difundir ações
de saúde e prevenção. A preocupação
com a saúde escolar motivou, em 1994, a realização pelo CDC (Centers
for Disease Controland Prevention) de um estudo
sobre os Programas de Saúde desenvolvidos em escolas americanas. Ênfase foi dada à avaliação de programas
ligados à prevenção do uso de drogas ilícitas
e álcool, orientação nutricional, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) incluindo
infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e
orientação sobre atividades físicas. Observa-
se que a informação fornecida pelos professores sobre tais assuntos
ainda é aquém do desejado. É
reconhecido ainda o importante papel da família e da comunidade como material humano de grande relevância na
realização de ações promotoras de saúde nas escolas. A mudança de comportamento gerada a partir de informações obtidas na
escola deve não somente atingir alunos,
mas também seus familiares. Muitos membros da comunidade estão envolvidos com a multiplicação das
informações adquiridas e acreditam que não
é tarde para que pais e parentes dos alunos também recebam informações sobre diversos assuntos
ligados à saúde.
O “Projeto Saúde e Bem Estar na Escola”
vem tentando aprimorar-se a cada dia na busca
da promoção de iniciativas sócio-educacionais relacionadas a saúde. Trata-se de uma iniciativa eficaz e com
considerável impacto social. Porém muito
ainda deve ser feito para que as ações educativas em saúde superem as atividades assistenciais permitindo assim que alunos adotem comportamentos e estilos de vida saudáveis.
Referências
Promoção da Saúde. Ministério da saúde. Brasília
2001.
SILVA, G.E.M.; TEIXEIRA, A.C.; LOPES, F.A.; SILVA, E.N. Educação em
Saúde nas Escolas: uma estratégia para redução dos riscos da exposição a
agrotóxicos no município de
Baldim/MG. Belo Horizonte: Anais do 8º Encontro de Extensão da UFMG. 7p.
Vasconcelos VM, Martins MC, Valdês MTM, Frota
MA. Educação em saúde na escola:
estratégia em enfermagem na prevenção da desnutrição infantil. Ciênccuid saúde.
2008; 7 (3):355-362.
Projeto adaptado, não é original do autor
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